Pedra Branca – Praia Grande SC

Antes de tudo, o Vale da Pedra Branca fica localizado no interior da cidade de Praia Grande SC, popularmente conhecida como Capital dos Cânions. O local tem belezas naturais tão exuberantes que impressionam a todos! Agora, iremos conhecer um pouco mais sobre a Pedra Branca – Praia Grande SC! Confira nossas dicas!


Pedra Branca – Praia Grande SC

Pedra Branca - Praia Grande SC
Pedra Branca

O acesso ao local se dá pela cidade Catarinense de Praia Grande, a 22 km do centro. Assim, você seguirá por uma estrada de chão, através de um caminho todo panorâmico que acompanha o rio Mampituba, em um dos vales mais bonitos da região, até a Comunidade Quilombola de São Roque onde inicia a trilha a pé.

Curiosidade:

Cânion ou Canyon, significa “canhão”, é um termo usado em geologia para designar um vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos, geralmente escavado por um rio. São também chamados de “garganta”.

Trilha da Pedra Branca – Praia Grande SC

Primeiramente, a trilha que leva ao topo da Pedra Branca percorre a crista da montanha que fica em um vale onde três cânions –  Josafaz, São Gorgonha e Faxinalzinho se encontram. Desse modo, o percurso é por dentro da mata atlântica e vai ficando íngreme ao ponto de ser necessário usar as mãos para segurar nas raízes e nos galhos das arvores. Ao chegar quando no topo da montanha você terá uma vista de 360° graus do vale.

Pedra Branca - Praia Grande SC

Durante o caminho, você sentirá sede. Então recomendamos que você leve água e também que esteja com roupa confortável e calças compridas. Sem dúvida, a trilha é radical, mas a vista do cume vale o esforço. Após o passeio você poderá tomar um refrescante banho de rio.

Ademais, o destaque vai para a vista do Vale da Pedra Branca, bem como as piscinas naturais ao longo da trilha. Aliás, seu maior fluxo d’água é recebido pelos cânions Faxinalzinho e Josafáz – localizados nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.

Pedra Branca - Praia Grande SC

Sem dúvida, o visual de cima da Pedra Branca é cinematográfico. Além disso, a visão do rio de águas límpidas e azuis que vem dos cânions em direção ao oceano são a cereja do bolo. Em suma, é um verdadeiro refúgio, cercado por montanhas, cortadas por vários rios. Ainda mais, é onde nasce o rio Mampituba – que faz divisa do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, Trilha da Pedra Branca ficou conhecida como sendo uma “escalaminhada” em meio a Mata Atlântica. Assim, tem duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos de subida íngreme, ou seja, é uma aventura para quem tem condições para lidar com adversidades diversas. Ademais, a caminhada exige fôlego, preparo físico e muita disposição. Mas o visual é recompensador.

Trilha Guiada

Apesar do local ser extremamente belo, é também muito desafiador. Portanto, é necessário que você contrate um guia credenciado para acompanhar sua trilha. Em primeiro lugar, o local não possui sinal de telefone. Em segundo lugar, as condições climáticas fazem com que, de repente, surja uma forte neblina. Desse modo, entre em contato conosco clicando abaixo, tire suas dúvidas e contrate um guia de confiança:

O que levar para sua Trilha

  • documento de identidade;
  • tênis com meia;
  • bermuda ou calça de ginástica;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena;
  • capa de chuva;
  • água e lanche.

Capital dos Cânions

No município catarinense de Praia Grande, existem diversos cânions, que formam a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Ao todo são sete: Itaimbézinho, Malacara, Fortaleza, Índios Coroados, Faxinalzinho, Churriado, Leão e Molha Côcos.

Logo, a parte superior destes cânions, os campos de cima da serra, pertencem a Cambará do Sul – RS, mas, há apenas um metro abaixo da superfície, onde iniciam os paredões, já pertence a Praia Grande – SC. Além disso, do próprio centro da cidade é possível avistar cânions como o Malacara, Índios Coroadas e Molha-Côco.​


Sem dúvida a região dos Cânions é uma viagem para ficar na memória para sempre! A cidade é rodeada por natureza preservada e cânions que enriquecem ainda mais a paisagem! Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas e planejamento do seu passeio!

Até a próxima!

Se você quer conhecer um pouco mais da região dos Cânions, leia também:

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *