Trilhas do Cânion Fortaleza

Trilha Cânion Fortaleza

Antes de mais nada, o Cânion Fortaleza é a principal atração do Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul – RS. O Cânion Fortaleza é o maior de todos os cânions do Brasil. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. As trilhas do Cânion Fortaleza permitem ao visitante explorar a natureza preservada no local e também paisagens estonteantes!


Trilhas do Cânion Fortaleza

Trilhas do Cânion Fortaleza

Assim, com mais de sete quilômetros de extensão e dois de largura, essa fantástica obra da natureza chega a uma altura de 1.240 metros acima do nível do mar. Olhando para os paredões que chegam a ter 980 metros de altura, fica fácil entender a origem do seu nome. Surpreendentemente, os paredões parecem uma imensa muralha que brota da terra.

Ademais, o Parque tem aproximadamente 17 mil hectares e para chegar ao Cânion Fortaleza, 9 dos 23 km não têm calçamento e estão precariamente conservados. Agora vamos falar um pouco sobre as três Trilhas do Cânion Fortaleza e conhecer cada uma delas melhor.

Acompanhamento de Guia para as Trilhas:

Embora a presença de guia não seja obrigatória nas trilhas do Cânion Fortaleza, sugerimos que você contrate o serviço. Em primeiro lugar, o local não possui sinal de telefone. Em segundo lugar, as condições climáticas fazem com que, de repente, surja uma forte neblina. Por essas razões não é aconselhável fazer esses passeios sem um guia que conheça o local. Desse modo, entre em contato conosco clicando abaixo, tire suas dúvidas e contrate um guia de confiança:


Trilha do Mirante

Primeiramente, o caminho da Trilha do Mirante leva ao final do Fortaleza. De lá, você terá uma vista panorâmica para as paredes do cânion e do litoral entre o sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Por fim o vislumbre da vista principal e de seu simbólico Mirante, com seus 1.167 m de altura, permitindo uma visão geral do Cânion, da região costeira e do litoral.

Este é a trilha mais frequentada. O trajeto é fácil e seguir o caminho é quase natural: começa plano e depois se transforma em uma subida gradual, sempre com o percurso em campo aberto, o que possibilita uma vista panorâmica. A caminhada proporciona uma visão de coxilhas dos Aparados da Serra e da garganta do Fortaleza, que parece aumentar cada passo.

Não perca de visão a fenda profunda do Fortaleza, que acompanha o passeio sempre à margem. Após cerca de 50 minutos de trilha, a subida íngreme se transforma em uma pequena planície. Por fim, faça proveito da vista em 360º do mirante principal: os paredões do Fortaleza estão logo à frente, imponentes e belos.


Mais Informações:

  • Distância: 4 km ida e volta.
  • Duração: 1h30min.
  • Dificuldade: Moderada.

Trilha do Tigre Preto

Antes de mais nada, esta trilha é feita a partir de Jacinto Machado (SC), dentro do cânion, percorrendo suas fendas lá embaixo e caminhando por dentro do rio.

Durante a trilha é necessário entrar na água várias vezes. Então sugerimos que você faça o passeio no verão. Atenção: A trilha não é indicada para pessoas com menos de 12 anos e/ou sedentárias.

Mais Informações:

  • Distância: 15 km.
  • Duração:7h a 8h.
  • Dificuldade: Difícil.

Trilha da Pedra do Segredo

Antes de tudo, a Pedra do Segredo se equilibra de forma curiosa sobre uma pequena base. Ainda mais, outro ponto a ser destacado é a pedra dedo de Deus, localizada no fundo do Cânion.

Trilhas do Cânion Fortaleza
Pedra do Segredo

Ademais, essa trilha é um pouco mais difícil do que a Trilha do Mirante. Então, ao sair da mata é possível visualizar a Cachoeira do Tigre Preto. No entanto é preciso ter cuidado ao passar pelas pedras escorregadias. Vale a pena dar uma parada e admirar a queda d’água de cerca de 200 metros.

Logo depois, você passará por um trecho chamado de Trilha da Cachoeira do Tigre Preto.

Assim a trilha continua, sempre margeando a borda do cânion. Além disso, mais adiante há uma espécie de clareira que termina na beira do desfiladeiro. Finalmente, a misteriosa pedra de cinco metros de altura e 30 toneladas sustentada por outra, bem menor, de 50 centímetros. É inesquecível e vale muito a pena!

Mais Informações:

  • Distância: 3 km.
  • Duração: 1h.
  • Dificuldade: Moderada.

Inegavelmente, todas as trilhas são experiências incríveis e valem muito a pena! As paisagens são impressionantes e o contato com a natureza traz uma experiência de paz! Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas e planejamento da sua Trilha!

Até a próxima!

Leia também:

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *