Trilha Cânion Malacara

Trilha Cânion Malacara

Primeiramente, os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Santa Catarina, compõem o roteiro turístico que, além dos cânions, possui inúmeros atrativos naturais. Nesse sentido, hoje queremos te apresentar a Trilha Cânion Malacara – uma das mais procuradas pelos visitantes!


Trilha Cânion Malacara

Sobretudo, a região dos cânions une o gosto do visitante pelo ecoturismo às tradições culturais e culinárias da região colonizada por italianos, portugueses e alemães. Assim, as expedições desbravam o interior dos cânions, entre as serras recortadas, e partem de cidades do litoral sul do estado. Dessa forma, a maioria dos acessos são pela BR-101, que liga Santa Cataria ao Rio Grande do Sul.

Trilha Cânion Malacara

Desse modo, a parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao Rio Grande do Sul. Em contrapartida, os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Então, nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, todos em Santa Catarina, estão os principais cânions. Seno eles: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, São Gorgonho, Molha Coco e Amola Faca.

Há uma grande diversidade de atividades e trilhas que o turista pode experimentar, desde caminhadas mais leves até trilhas mais radicais, com subidas intensas e travessias de rios. Na maioria dos roteiros o turista conta com opções de trekking, canyoning, rapel, boiacross, cascading, tirolesa, passeios a cavalo e de bicicleta, e off-road.

A Trilha do Cânion Malacara

Em primeiro lugar, essa é a trilha mais leve que segue por dentro dos cânions. Por esse motivo, ela se torna imperdível para públicos que não estão acostumados com longas caminhadas.

Praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.

Trilha Cânion Malacara

Assim, a trilha começa a 6 km do centro de Praia Grande – SC, e o caminho segue um leito de rio extremamente pedregoso. Aliás, em algumas épocas – devido às chuvas – é necessário passar por dentro da água.

Conforme esperado, a bela vista das paredes do Cânion, com transição da Mata Atlântica e Mata Nebular, forma um plano de fundo incrível para essa aventura. Além do mais, no decorrer da trilha você poderá ser surpreendido por tucanos, sabiás, pica-paus, urus, entre outros.

Trilha Cânion Malacara

As famosas piscinas naturais do Cânion Malacara fazem parte do complexo de cânions do Parque Nacional da Serra Geral e são acessíveis pela cidade de Praia Grande, em Santa Catarina.

A ideia é ir devagar, de pedra em pedra, apreciando a fauna e flora, até chegar a uma das maiores Piscinas Naturais do Cânion Malacara. O banho é praticamente obrigatório. As águas geladas convidam a um mergulho para relaxar os músculos e refrescar o corpo. É fantástico!

Tempo de Caminhada

De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara onde a água é muito limpa inclusive potável.

Maiores Informações

Antes de tudo é preciso se organizar, pois não é possível fazer esta trilha por conta própria. Para isso, você irá precisar do acompanhamento de um guia credenciado. Clique abaixo para contatar um de nossos atendentes e agendar sua Trilha com um guia! Vale muito a pena!

Assim, a trilha do Cânion Malacara passa pelo leito do rio Malacara e adentra a fenda dos paredões.

Aliás, esta é uma caminhada de nível de dificuldade médio. Cabe ressaltar as diversas vegetações presentes, como figueiras, bromélias, samambaias, xaxins entre outras. Por último, recomendamos levar: lanche, agasalho, protetor solar, repelente, boné, água e máquina fotográfica.


Sem dúvida esse é um passeio inesquecível e pode ser realizado em família ou amigos! As paisagens são impressionantes e o contato com a natureza traz uma experiência de paz! Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas e planejamento da sua Trilha!

Até a próxima!

Leia também:

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *