Trilha do Rio do Boi

Trilha do Rio do Boi

Primeiramente, nossa aventura começa a partir da cidade de Praia Grande – conhecida como cidade dos cânions – em Santa Catarina. Desde já, o grande diferencial da Trilha do Rio do Boi, é que ela é realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho. Em outras palavras, ela é feita na parte de baixo do cânion, pelo leito do rio, enquanto a maioria das trilhas ocorre na parte alta – pertencente à cidade de Cambará do Sul no RS.


Trilha do Rio do Boi

Outrossim, a Trilha do rio do Boi, é uma das poucas trilhas abertas, oficialmente no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo.

Assim, a Trilha do Rio do Boi é um verdadeiro desafio para os visitantes que decidem explorá-la pelas margens do rio até o coração dos paredões de pedra formados há milhões de anos.

O passeio é maravilhoso e a paisagem paradisíaca. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então, é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença.

A Trilha do Rio do Boi possui cascatas e piscinas naturais escondidas entre os paredões gigantescos do cânion. De fato, tomar banho em suas águas geladas faz valer a pena todo o esforço da caminhada.

Dificuldade da Trilha

Em resumo, a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Há ainda necessidade de atravessar o rio várias vezes e em alguns pontos a água chega a altura dos joelhos. Então, esteja preparado!

Sem dúvida, as condições exigem certo preparo físico e capacidade de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo caminho. Certamente é uma atração voltada para os amantes de aventura!

Trilha do Rio do Boi

Saiba mais sobre a Trilha

Antes de tudo, o passeio inicia a 12 km do centro de Praia Grande – SC. Assim, a trilha começa com um percurso de uma hora pela floresta e se estende pela margem do rio sobre pedras por outras três horas até o final da trilha, onde você pode contemplar e tocar nos paredões do cânion.

No entanto, o terreno é extremamente pedregoso, e a trilha bem selvagem. Durante o percurso existem travessias de rio com correnteza, e passagem por locais escorregadios. Então, você irá se deparar com cachoeiras e piscinas naturais onde poderá se banhar.

Dessa forma, o passeio é indicado para visitantes não sedentários que gostam de longas caminhadas. Sem dúvida é uma das mais belas caminhadas realizadas no Parque, principalmente por sua inconfundível e peculiar paisagem. Por último mas não menos impressionante, queremos destacar a rica fauna, flora e fascinante geologia encontrada dentro do cânion.

Se você deseja mais informações sobre a Trilha ou acompanhamento de guia, clique abaixo e fale com um de nossos atendentes:

O que levar para a Trilha

Como visto, a Trilha do Rio do Boi é um tanto radical. Então preparamos uma lista de acessórios para levar para esse passeio e não passar nenhum aperto:

  • documento de identidade;
  • tênis com meia;
  • trajes de banho (por baixo da roupa de caminhada);
  • bermuda ou calça de ginástica;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena com duas alças:
  • capa de chuva;
  • lanche.

Tempo de Caminhada

Em primeiro lugar, a trilha tem cerca de 7 km de extensão (14 km ida e volta). O tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. Neste tempo estão contadas as paradas para banho e observação e a caminhada de volta.

Assim, metade do percurso é em meio à mata e a outra metade pelo leito do Rio do Boi, entre muitas pedras. Aliás, é necessário realizar mais de 20 travessias durante o percurso.

Ademais, a trilha não vai até o final do cânion, e sim até o ponto onde se tem uma vista do cotovelo do Itaimbezinho – parte mais alta do cânion – chegando a mais de 700 metros de altura. A vista é surreal!

Maiores Informações

Por fim, muita atenção pois não é possível fazer esta trilha por conta própria. Para isso, você irá precisar do acompanhamento de um guia credenciado. Clique abaixo para contatar um de nossos atendentes e agendar sua Trilha com um guia! Vale muito a pena!


Sem dúvida esse é um passeio para ficar na memória para sempre! As paisagens são realmente impressionantes e o contato com a natureza faz desse roteiro especial! Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas e planejamento da sua Trilha!

Até a próxima!

Leia também:

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *