Trilhas do Cânion Itaimbezinho

Trilhas do Cânion Itaimbezinho

Entre os municípios de Praia Grande – SC e Cambará do Sul- RS, está o acesso ao Cânion Itaimbezinho. Assim, o local conta com guarita de acesso, estacionamento e centro de informações. ​Agora, gostaríamos de te apresentar as Trilhas do Cânion Itaimbezinho. Na parte alta, há duas trilhas a serem percorridas: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. ​Além disso, para os mais aventureiros, a baixa do Cânion dá acesso à Trilha do Rio do Boi, como já vimos em post anterior.


Trilhas do Cânion Itaimbezinho

Antes de mais nada, o Cânion Itaimbezinho fica no Parque Nacional Aparados da Serra. Assim, o acesso ao parque é possível através da RS-429 ou pela SC-290, em uma estrada de chão batido.

Estima-se que o local tenha sido formado há mais de 130 milhões de anos, devido a movimentações das placas tectônicas e erupções de magma basáltico. Após a sedimentação das rochas, criou-se um ecossistema diverso, que inclui espécies da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias. O nome “Itaimbezinho” tem origem tupi-guarani. “Ita” significa “pedra” e “Ai be”, afiada.

Do mesmo modo, as paredes de cor amarelada e avermelhada são cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa. Então, ao redor do cânion os pinheiros nativos completam a paisagem. Em contrapartida, o Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva – de uma beleza sem igual – produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion. Por fim, no azulado do cânion, como gigantesca serpente, o Rio do Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o Estado de Santa Catarina.

Trilhas com acompanhamento de Guia

Sugerimos que você contrate um guia para acompanhar sua trilha. Em primeiro lugar, o local não possui sinal de telefone. Em segundo lugar, as condições climáticas fazem com que, de repente, surja uma forte neblina. Por essas razões não é aconselhável fazer esses passeios sem um guia que conheça o local. Desse modo, entre em contato conosco clicando abaixo, tire suas dúvidas e contrate um guia de confiança:


Trilha do Vértice

Primeiramente, a Trilha do Vértice é feita pela mata nebular – floresta típica das bordas dos cânions. Aliás, a trilha é parcialmente calçada, e há diversos mirantes com vista para as cachoeiras que formam o Cânion. Como exemplo, as cascatas Andorinhas e Véu da Noiva.

No terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

A trilha tem início na sede do parque, em um trajeto curto, com 1,4 km de extensão. Assim, a duração da caminhada é aproximadamente 45 minutos (ida e volta). Além disso, o nível de dificuldade dessa trilha é fácil. Dessa forma, é uma ótima opção para fazer em família!


Trilha do Cotovelo

Na trilha do Cotovelo, além de caminhar um bom trecho pela mata de araucária, ao final você terá belas vistas para os paredões abruptos que compõem o Cânion. Os desfiladeiros chegam a mais de 700 metros de altura e a 07 km de extensão nesta trilha. Além disso, o percurso da trilha tem 6 km, o trajeto é plano, com caminhada que leva em média 2:30 h (ida e volta).

Trilhas do Cânion Itaimbezinho

Em resumo, é uma caminhada relativamente leve. Assim, pessoas de todas as idades podem fazê-la. Aliás, a trilha do Cotovelo também se inicia na sede do parque. Assim, a maior parte do trajeto é feita por uma antiga estrada e o restante do caminho é feito pela borda do cânion.


O que levar para a Trilha

  • documento de identidade;
  • tênis com meia;
  • bermuda ou calça de ginástica;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena;
  • capa de chuva;
  • água e lanche.

Sem dúvida esses são passeios para ficar na memória para sempre! As paisagens são realmente impressionantes e o contato com a natureza faz desse roteiro especial! Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas e planejamento da sua Trilha!

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *