Passeios em Praia Grande SC

Passeios em Praia Grande SC

Atualmente, a cidade de Praia Grande em Santa Catarina, vem ganhando destaque no ecoturismo. É conhecida também, como a Capital dos Cânions, afinal é cercada deles. Assim, o município, apesar de ser catarinense fica cercado por solo gaúcho. Agora, queremos te convidar a conhecer opções de Passeios em Praia Grande SC.


Passeios em Praia Grande SC

Passeios em Praia Grande SC

Dentre as suas principais atrações locais, estão o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral. Assim, parte de ambos os parques ficam em solo catarinense e o restante em solo gaúcho – a parte de cima dos cânions.

Cânions e Trilhas

Cânion ou Canyon, significa “canhão”, é um termo usado em geologia para designar um vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos, geralmente escavado por um rio. São também chamados de “garganta”. Agora, vamos conhecer algumas opções de Passeios em Praia Grande SC.

Trilha do Rio do Boi – Cânion Itaimbezinho

Primeiramente, o grande diferencial da Trilha do Rio do Boi, é que ela é realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho. Em outras palavras, ela é feita na parte de baixo do cânion, pelo leito do rio.

Outrossim, a Trilha do rio do Boi têm início no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo.

O passeio é maravilhoso e a paisagem incrível. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então, é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença.

A Trilha do Rio do Boi possui cascatas e piscinas naturais escondidas entre os paredões gigantescos do cânion. De fato, tomar banho em suas águas geladas faz valer a pena todo o esforço da caminhada.

Dificuldade da Trilha

a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Há ainda necessidade de atravessar o rio várias vezes e em alguns pontos a água chega a altura dos joelhos. Então, esteja preparado!

Passeios em Praia Grande SC

Sem dúvida, as condições exigem certo preparo físico e capacidade de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo caminho. Por fim, a trilha tem cerca de 7 km de extensão (14 km ida e volta). Ademais, o tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. Neste tempo estão contadas as paradas para banho e observação e a caminhada de volta.

Por fim, muita atenção pois não é possível fazer esta trilha por conta própria. Para isso, você irá precisar do acompanhamento de um guia credenciado. Clique abaixo para contatar um de nossos atendentes e agendar sua Trilha com um guia! Vale muito a pena!


Trilha Cânion Malacara

Atualmente, essa é a trilha mais leve que segue por dentro dos cânions. Por esse motivo, ela se torna imperdível para públicos que não estão acostumados com longas caminhadas.

Praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.

Assim, a trilha começa a 6 km do centro de Praia Grande – SC, e o caminho segue um leito de rio extremamente pedregoso. Aliás, em algumas épocas – devido às chuvas – é necessário passar por dentro da água.

Assim, a trilha do Cânion Malacara passa pelo leito do rio Malacara e adentra a fenda dos paredões.

Dificuldade da Trilha

De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.

Passeios em Praia Grande SC

Ademais, esta é uma caminhada de nível de dificuldade médio. Cabe ressaltar as diversas vegetações presentes, como figueiras, bromélias, samambaias, xaxins entre outras.


Trilha da Pedra Branca

Continuando nosso tour, a trilha que leva ao topo da Pedra Branca percorre a crista da montanha que fica em um vale onde três cânions – Josafaz, São Gorgonha e Faxinalzinho – se encontram. Desse modo, o percurso é por dentro da mata atlântica e vai ficando íngreme ao ponto de ser necessário usar as mãos para segurar nas raízes e nos galhos das arvores. Ao chegar quando no topo da montanha você terá uma vista de 360° graus do vale.

Sem dúvida, o visual de cima da Pedra Branca é cinematográfico. Em suma, é um verdadeiro refúgio, cercado por montanhas, cortadas por vários rios. Além disso, é onde nasce o rio Mampituba – que faz divisa do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, Trilha da Pedra Branca ficou conhecida como sendo uma “escalaminhada” em meio a Mata Atlântica.

Passeios em Praia Grande SC

Dificuldade da Trilha

Assim, tem duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos de subida íngreme, ou seja, é uma aventura para quem tem condições para lidar com adversidades diversas. Ademais, a caminhada exige fôlego, preparo físico e muita disposição. Mas o visual é recompensador.

Leia também

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *