Passeios em Cambará do Sul

Passeios em Cambará do Sul

Inegavelmente os Cânions que dividem o Rio Grande do Sul de Santa Catarina são majestosos. Então, se você está em dúvida entre visitar o Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho, esse post é pra você. Confira os melhores Passeios em Cambará do Sul e escolha sua trilha! É radical!


Passeios em Cambará do Sul

A princípio, estamos falando de dois parques diferentes. Assim, o Cânion Fortaleza se situa no Parque Nacional da Serra Geral, enquanto o Cânion Itaimbézinho se situa no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Agora, te convidamos a conhecer os passeios com saída em Cambará do Sul – RS.

Trilhas do Cânion Fortaleza

Primeiramente, o cânion fica a 23 km do centro de Cambará do Sul – RS. O Cânion Fortaleza é o maior de todos os cânions do Brasil. Aliás, seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura.

Enfim, as trilhas do Cânion Fortaleza permitem ao visitante explorar a natureza preservada no local e também paisagens estonteantes! Vamos às trilhas!

Trilha do Mirante

Primeiramente, o caminho da Trilha do Mirante leva ao final do Fortaleza. De lá, você terá uma vista panorâmica para as paredes do cânion e do litoral entre o sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Passeios em Cambará do Sul

Este é a trilha mais frequentada. Sobretudo, o trajeto é fácil e seguir o caminho é quase natural: começa plano e depois se transforma em uma subida gradual, sempre com o percurso em campo aberto, o que possibilita uma vista panorâmica.

A caminhada proporciona uma visão de coxilhas dos Aparados da Serra e da garganta do Fortaleza, que parece aumentar cada passo.

Não perca de visão a fenda profunda do Fortaleza, que acompanha o passeio sempre à margem. Após cerca de 50 minutos de trilha, a subida íngreme se transforma em uma pequena planície. Por fim, faça proveito da vista em 360º do mirante principal: os paredões do Fortaleza estão logo à frente, imponentes e belos.

Mais Informações:

  • Distância: 4 km ida e volta.
  • Duração: 1h30min.
  • Dificuldade: Moderada.

Trilha da Pedra do Segredo

Surpreendentemente, a Pedra do Segredo se equilibra de forma curiosa sobre uma pequena base. Do mesmo modo, outro ponto a ser destacado é a pedra dedo de Deus, localizada no fundo do Cânion.

Ademais, essa trilha é um pouco mais difícil do que a Trilha do Mirante. Então, ao sair da mata é possível visualizar a Cachoeira do Tigre Preto. No entanto é preciso ter cuidado ao passar pelas pedras escorregadias. Vale a pena dar uma parada e admirar a queda d’água de cerca de 200 metros.

Assim a trilha continua, sempre margeando a borda do cânion. Além disso, mais adiante há uma espécie de clareira que termina na beira do desfiladeiro. Finalmente, a misteriosa pedra de cinco metros de altura e 30 toneladas sustentada por outra, bem menor, de 50 centímetros. É inesquecível e vale muito a pena!

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

Logo depois, você passará por um trecho chamado de Trilha da Cachoeira do Tigre Preto.

Então, a caminhada inicia pelo campo, atravessa uma pequena mata e chega ao rio que forma a cachoeira do Tigre Preto.

Passeios em Cambará do Sul

Mais Informações:

  • Distância: 3 km.
  • Duração: 1h.
  • Dificuldade: Moderada.

Trilhas do Cânion Itaimbezinho

Antes de mais nada, o Cânion Itaimbezinho fica no Parque Nacional Aparados da Serra. Assim, o acesso ao parque é possível através da RS-429 ou pela SC-290, em uma estrada de chão batido.

Passeios em Cambará do Sul

Sobretudo, estima-se que o local tenha sido formado há mais de 130 milhões de anos, devido a movimentações das placas tectônicas e erupções de magma basáltico. Após a sedimentação das rochas, criou-se um ecossistema diverso, que inclui espécies da Mata Atlântica e da Floresta de Araucárias.

Passeios em Cambará do Sul

Agora, gostaríamos de te apresentar as Trilhas da parte alta do Cânion Itaimbezinho: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo. Afinal, ambas estão entre os melhores Passeios em Cambará do Sul!

Trilha do Vértice

Antecipadamente, a Trilha do Vértice é feita pela mata nebular – floresta típica das bordas dos cânions. Aliás, a trilha é parcialmente calçada, e há diversos mirantes com vista para as cachoeiras que formam o Cânion. A exemplo, as cascatas Andorinhas e Véu da Noiva.

Passeios em Cambará do Sul

Já no terceiro mirante é possível ver as duas cascatas e o início do Cânion Itaimbezinho, que é em forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

Mais Informações:

  • Distância: 1,4 km ida e volta.
  • Duração: 45 min.
  • Dificuldade: Fácil.

Trilha do Cotovelo

De antemão, na trilha do Cotovelo você terá belas vistas para os paredões abruptos que compõem o Cânion. Ainda mais, os desfiladeiros chegam a mais de 700 metros de altura e a 07 km de extensão nesta trilha.

Em resumo, é uma caminhada relativamente leve. Assim, pessoas de todas as idades podem fazê-la. Aliás, a trilha do Cotovelo também se inicia na sede do parque. Ademais, a maior parte do trajeto é feita por uma antiga estrada e o restante do caminho é feito pela borda do cânion.

Mais Informações:

  • Distância: 6 km ida e volta.
  • Duração: 2h30min.
  • Dificuldade: Moderada.

O que está incluso no passeio?

Guia de Ecoturismo Credenciado ao Parque;

– Equipamento de segurança (caneleiras);

– Seguro contra acidentes (Ecotrip);

– Rádio de comunicação com o Parque Aparados da Serra;

ATENÇÃO: Ao agendar sua trilha conosco você terá um guia credenciado para acompanhar sua trilha. Em primeiro lugar, o local não possui sinal de telefone. Em segundo lugar, as condições climáticas fazem com que, de repente, surja uma forte neblina. Desse modo, não é aconselhável fazer esses passeios sem um guia que conheça o local. Agora, clique abaixo e agende sua trilha:

O Que levar para a trilha?

  • documento de identidade;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena;
  • água e lanche.

Sem dúvida, as paisagens são impressionantes e o contato com a natureza faz desse roteiro especial! Por fim, esperamos ter te ajudado com suas dúvidas e planejamento da sua Trilha!

Até a próxima!

Leia também

Categories: