Agendamento Trilha do Rio do Boi

A princípio o agendamento Trilha do Rio do Boi tem sido muito buscado pela massa turística em Santa Catarina. Mesmo aqueles que visitam o estado para curtir as praias e o furor do verão, tiram um tempo para conhecer os cânions e, aqueles mais aventureiros, não perdem a oportunidade de conhecer a famosa trilha pelo rio que corta os cânions.

Além disso, nas atuais circunstâncias de pandemia, passeios em meio à natureza como esses oferecidos em Praia Grande, são providenciais. Saiba mais a seguir.


Agendamento Trilha do Rio do Boi

Conhecendo a Trilha

De antemão, a Trilha do rio do Boi, é uma das poucas trilhas abertas, oficialmente, no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo. Sobretudo o que mais atrai os visitantes é o fato de que a trilha é explorada pelas margens do rio até o coração dos paredões rochosos milenares.

Nesse sentido, a Trilha do Rio do Boi ostenta grandiosas cascatas e piscinas naturais escondidas entre os paredões do cânion. De fato, tomar banho em suas águas puríssimas é uma experiência que revigora o espírito.

Sem dúvidas, o passeio é maravilhoso e a paisagem é paradisíaca. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença.

Dificuldade da Trilha

Em resumo, a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Além disso, há necessidade de atravessar o rio várias vezes e, em alguns pontos, a água chega a altura dos joelhos.

Em suma, as condições exigem certo preparo físico e capacidade de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo caminho. Certamente é uma atração voltada para os amantes de aventura!

Assim sendo, a trilha possui cerca de 7 km de extensão, o que configura 14 km ida e volta de caminhada. Ademais, o tempo que se emprega no percurso varia de 5 horas a 8 horas. Nesse cálculo, inclui-se as paradas para banho, contemplação e descanso.

Ao passo que metade do percurso é em meio à mata e a outra metade pelo leito do Rio do Boi, será necessário realizar mais de 20 travessias durante o percurso.

Ademais, a trilha não vai até o final do cânion, e sim até o ponto onde se tem uma vista do cotovelo do Itaimbezinho – parte mais alta do cânion – chegando a mais de 700 metros de altura. A vista é surreal!

Dessa forma, o passeio é indicado para visitantes não sedentários que gostam de longas caminhadas. Sem dúvida é uma das mais belas caminhadas realizadas no Parque, principalmente por sua inconfundível e peculiar paisagem.

Por último, destaca-se como é valoroso um passeio assim em meio a uma fauna e flora tão ricas, praticamente intocadas pela mão do homem. Mais ainda, a energia dessas formações geológicas é simplesmente incrível e compensa todo o esforço.

O que levar para a Trilha

Como visto, a Trilha do Rio do Boi é um tanto radical. Então preparamos uma lista de acessórios para levar para esse passeio e não passar nenhum aperto:

  • documento de identidade;
  • tênis com meia;
  • trajes de banho (por baixo da roupa de caminhada);
  • bermuda ou calça de ginástica;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena com duas alças:
  • capa de chuva;
  • lanche.

Definitivamente esse é um passeio para ficar na memória para sempre! As paisagens são realmente impressionantes e o contato com a natureza faz esse roteiro ser muito especial!

Decidi encarar o desafio, e agora?

Conforme mencionamos, não é possível fazer esta trilha por conta própria. Para isso, você irá precisar do acompanhamento de um guia credenciado. Clique abaixo para contatar um de nossos atendentes e agendar sua Trilha com um guia! Vale muito a pena!


Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca dos passeios mencionados ou sobre outros na região, pode chamar a nossa equipe no Whatsapp:


LEIA TAMBÉM:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho de divulgação de dicas de turismo na região serrana e do litoral catarinense.

Até a próxima.

Categories: