O que fazer em Praia Grande SC

O que fazer em Praia Grande SC

Atualmente, a cidade de Praia Grande em Santa Catarina vem ganhando destaque no ecoturismo e no turismo de aventura. Por isso, cada vez mais as pessoas perguntam sobre o que fazer em Praia Grande SC.

Primordialmente, importa saber que a cidade tem em seu favor a localização privilegiada, uma vez que é a Capital dos Cânions.

Bem assim, nas atuais circunstâncias de pandemia, passeios em meio à natureza como esses oferecidos em Praia Grande, são ótimas opções. Em suma, vamos te passar algumas ideias inspiradoras para explorar essa cidade tão especial.


O que fazer em Praia Grande SC

Dentre as suas principais atrações locais, estão o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

Curiosamente, o município, apesar de ser catarinense fica cercado por solo gaúcho, razão pela qual os cânions são repartidos verticalmente. Ou seja, a parte de cima dos cânions situa-se no Rio Grande do Sul, e a parte de baixo, por sua vez, em Santa Catarina.



Trilha Cânion Malacara

De antemão, essa é a trilha mais leve que segue por dentro dos cânions. Por esse motivo, ela se torna imperdível para públicos que não estão acostumados com longas caminhadas.

Praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.

A princípio, a trilha começa a 6 km do centro de Praia Grande – SC . No entanto, o caminho segue um leito de rio extremamente pedregoso. Aliás, em algumas épocas – devido às chuvas – é necessário passar por dentro da água.

Ademais, esta é uma caminhada de nível de dificuldade médio. Cabe ressaltar as diversas vegetações presentes, como figueiras, bromélias, samambaias, xaxins entre outras.

Por fim, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.

Passeios em Praia Grande SC

Voo de Balão nos Cânions

De antemão, você terá uma visão em 360º a bordo de uma cesta de vime gigante – porém muito segura -, que contempla a integralidade dos cânions do sul.

Dessa forma, você enxergará os paredões que formam o Parque Nacional dos Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

De outro lado, você vai enxergar a orla do oceano Atlântico que banha o litoral gaúcho e catarinense. Logo abaixo de você estará a cidade de Praia Grande.

Bem assim, o voo de Balão proporciona ao casal, família ou grupo de amigos, lembranças incríveis durante o voo – é um momento épico.

Além disso, ao final do passeio você será agraciado com um Café da Manhã delicioso, para reabastecer as energias.

A princípio, na área de decolagem, o piloto irá passar as instruções sobre o funcionamento do voo, que pode durar de 40 minutos a 1 hora.

Ademais, fique tranquilo, o passeio é muito tranquilo e seguro, de modo que você aproveitará de fato cada momento da vista que se tem lá de cima.

Os voos ocorrem pela manhã cedinho, podendo ser apreciado o nascer do sol durante a experiência.


Cavalgada Nascer do Sol

Com efeito, através de uma trilha até a base do Morro do campestre, em meio a mata nativa, você chegará a um oásis florestal onde se encantará com a vista privilegiada do nascer do sol. 

Dessa forma, amarram-se os cavalos e serve-se um delicioso café da manhã enquanto você contempla um verdadeiro espetáculo da natureza.

Em seguida, é possível apreciar o litoral e o Canyon Índios Coroados.

Mais ainda, em dias com condições climáticas favoráveis é possível contemplar a decolagem de balões também.


Cavalgada Turística

Por sua vez, este passeio pode ser feito em outros turnos do dia e nele você atravessará um caminho incrível que lhe permitirá apreciar toda a beleza do Cânion Malacara.

Dessa forma, cruzando o rio Malacara seguindo as trilhas arborizadas até a última propriedade do Parque, você chegará ao ponto mais próximo do cânion. Assim, deparar-se-á com uma paisagem natural incrível cujo desenho parece ter sido feito à mão.


Há muito o que fazer na região, não é mesmo? Se estiver pensando em dormir por lá e explorar intensamente as maravilhas dos canyons, leia o artigo Hospedagem nos Canyons de Praia Grande SC.

Por outro lado, se você ainda tem alguma dúvida acerca dos passeios mencionados ou sobre outros na região, pode chamar a nossa equipe no Whatsapp:


LEIA TAMBÉM:

Categories: