Como visitar os Aparados da Serra?

Como visitar os Aparados da Serra?

Como visitar os Aparados da Serra? A princípio, os passeios ao ar livre em regiões que exploram ecoturismo têm sido priorizados pela massa turística. Isso porque a pandemia estimulou as pessoas a procurarem alternativas saudáveis para o isolamento. Bem assim, vamos falar um pouco sobre essa maravilha da natureza que é o Parque Nacional dos Aparados da Serra.


Como visitar os Aparados da Serra?

Primeiramente vamos nos situar, há uma confusão tremenda quanto à localização dos cânions e os nomes dos parques e você já vai entender o porquê.

Enquanto “APARADOS DA SERRA” é o nome que se dá à região dos cânions; “SERRA GERAL” é o nome da formação geológica. No entanto, quando o Governo Federal deu um nome aos dois Parques Nacionais, ele repetiu esses termos.

Dessa forma, temos um Parque Nacional que se chama Aparados da Serra e, por sua vez, outro Parque Nacional que se chama Serra geral.

Só para ilustrar, veja abaixo:

Como visitar os Aparados da Serra?

Portanto, cada vez que mencionarmos APARADOS DA SERRA nesse post, você deve entender que é a região dos cânions (e não o Parque específico no qual está situado o Cânion Itaimbezinho).

Sobre a Região dos Aparados da Serra

À primeira vista, nos Aparados da Serra você encontra a maior concentração de cânions da América Latina, os quais se situam a 1.000 metros acima do nível do mar.

Bem assim, a região leva esse nome porque a impressão que se tem ao observar o relevo dos cânions é a de que foram cortados com uma faca.

Conforme ilustramos, essa região se estende por Praia Grande SC, Jacinto Machado SC e Cambará do Sul SC.

Assim, a região atrai milhões de turistas todos os anos, dado seu renome internacional e o fácil acesso a ela.

Para visitar a região, você pode ir de carro ou transfer para um passeio bate-volta ou, ainda, se hospedar por lá e explorar intensamente o que os Aparados da Serra têm a oferecer.

Considerando que muitas estradas são de chão batido e que há diversos cânions e trilhas espalhados pelas unidades de conservação, é altamente recomendável que você contrate os passeios com profissionais habilitados. Além disso, o aproveitamento da viagem é muito superior quando se tem conhecimento dos melhores lugares a que visitar.

Mais ainda, algumas trilhas só podem ser feitas na companhia de guias turísticos credenciados.

Hospedagem nos Aparados da Serra

A princípio, há dois perfis de visitantes que chegam aos Aparados da Serra. De um lado, aqueles que querem relaxar em meio à calmaria da natureza. De outro lado, aqueles que buscam passeios de aventura e práticas esportivas.

Assim, uma opção de hospedagem que concilia bem o gosto desses dois perfis de viajantes é a Éden Bed & Nature em Praia Grande SC.

Com efeito, aqueles que buscam sossego se regozijam com a vista dos cânions e dos balões a gás em pleno voo entre as matas. Por outro lado, aqueles que vieram em busca de aventura estarão bem localizados, porque a hospedagem fica perto do embarque do Balão, das cavalgadas, da Trilha Malacara e do passeio de quadriciclo no Cânion Churriado.

Nesse sentido, se essa lhe parecer uma boa ideia, você pode fazer a sua reserva clicando no botão abaixo.

Contudo, se prefere saber mais a respeito, leia o artigo Hospedagem nos Canyons de Praia Grande SC.

Passeios nos Aparados da Serra

De antemão, chegando na região dos Aparados da Serra, você vai precisar saber que tipo de passeio você quer saber, principalmente porque disso vai depender a sua programação.

Bem assim, se a sua intenção é acessar os mirantes tradicionais do Cânion Fortaleza e do Cânion Itaimbezinho, você vai se dirigir aos respectivos parques e percorrer as trilhas de cada um deles.

Nesse sentido, se você quer mais informações sobre as trilhas curtas que levam aos mirantes dos dois principais cânions dos Aparados da Serra, leia os seguintes artigos: Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?, Trilhas do Cânion Fortaleza e As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho.

No entanto, se a sua intenção for fazer trekking ou canyonisno, você vai percorrer as Trilhas do Rio do Boi (Itaimbezinho), do Rio do Tigre Preto (Fortaleza) ou do Rio Malacara (Cânion Malacara). Curiosamente, as trilhas mais complexas ocorrem pelo interior das fendas dos cânions, na cidade de Praia Grande SC.

Por isso é de fundamental importância você decidir o tipo de passeio que quer fazer, porque isso vai influenciar o trajeto que irá percorrer, a rodovia que irá pegar, o lugar em que vai se instalar e etc.

Por fim, saiba que há muito mais para se fazer na região dos Aparados do que trilhas esportivas: há uma infinidade de atividades de relaxamento, contemplação e aventura.

Só para ilustrar, veja outras alternativas nos cânions:

Como visitar os Cânions de Cambará do Sul?

Porém, se você ainda tem algum questionamento ou curiosidade acerca dos passeios e roteiros disponíveis para sua viagem à Serra Gaúcha e ao Litoral Catarinense, chame a nossa equipe no whatsapp:

LEIA TAMBÉM

Categories: