Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

O que sabemos sobre os Cânions que dividem o Rio Grande do Sul de Santa Catarina? Ambos são indiscutivelmente sublimes, enérgicos e nada redundantes. Nesse caso, como escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

Bem, se você não tem condições de conhecer ambos em uma visita estendida, vamos te ajudar a escolher entre um deles, para um passeio de um dia. Assim, você vai se programar para aquele que mais se encaixa nas suas expectativas.

A princípio, estamos falando de dois parques diferentes. Assim, o Cânion Fortaleza se situa no Parque Nacional da Serra Geral, enquanto o Cânion Itaimbézinho se situa no Parque Nacional dos Aparados da Serra.


Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

Parque Nacional dos Aparados da Serra

Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

De antemão, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, a diferença entre a planície costeira e o planalto é mais nítida, visto que o Cânion Itaimbézinho possui 700 metros de altura até tocar o Rio do Boi. Ali, 130 quilômetros quadrados foram distribuídos entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O parque abriga o cânion Itaimbezinho, que chama a atenção pela profundidade de 700 metros das suas paredes verticais até a base do Rio do Boi.

Parque Nacional de Serra Geral

Cânion Fortaleza vale a pena

O território do Parque Serra Geral possui quase 20 mil hectares e é limítrofe ao Parque Nacional de Aparados da Serra, onde se situa o Cânion Itaimbézinho.

No Parque do Cânion Fortaleza as trilhas são um pouco mais íngremes e exigem mais dos visitantes. Por essa razão, pessoas com melhor condicionamento físico preferem pagar esse preço pelas vistas deslumbrantes.

Se você viaja em família e quer curtir uma boa paisagem aliada a uma estrutura favorável, opte pelo Itaimbézinho, com trajetos mais curtos e asfaltados.

Alguma paisagem é mais bonita?

Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

Acima de tudo, fica o conselho: se puder conheça os dois. No entanto, parece ser consenso entre os visitantes que o Cânion Fortaleza abriga as vistas mais bonitas.

É claro, cada um tem vantagens diferentes e ambos são maravilhosos, mas, por uma força da ação da natureza a paisagem se acomodou de forma mais extraordinária no ponto geográfico que conhecemos como Parque Nacional da Serra Geral.

Qual Parque tem melhor estrutura?

Cânion Itaimbézinho com Crianças

Por ser bem mais antigo e abrigar a sede administrativa dos Parques Nacionais o Parque Nacional dos Aparados da Serra está melhor aparelhado. Esse Parque foi criado em 1959 enquanto o Parque que abriga o Cânion Fortaleza foi criado em 1992.

Assim, no Cânion do Itaimbézinho você encontrará a sede administrativa de ambos os parques – muito bem organizada diga-se de passagem.

Além disso, no Itaimbézinho há melhor sinalização, estradas bem delineadas e até o Chalé da Vovó para comprar o tradicional pastel de pinhão.

Qual é o mais próximo?

Cânions

De antemão, se você está saindo de Gramado/Canela, o Parque Nacional de Aparados da Serra acaba por ser mais próximo, de modo que a sua distância configura cerca de 1 hora e meia. No entanto, o mesmo percurso em direção ao Cânion Fortaleza leva aproximadamente 2 horas.

Por outro lado, se você vem de Santa Catarina em direção ao Parque Nacional de Aparados da Serra, a distância é de 23 minutos de carro. Contudo, se você vai rumo ao Parque Nacional da Serra Geral, levará 1 hora e vinte.

Mas onde posso comprar?

Vamos dar algumas opções para você que está de passagem por Gramado ou Canela e pensando em explorar as possibilidades nos Cânions do Sul.

TOUR CÂNION FORTALEZA PRIVATIVO

Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

Atualmente, há a disponibilidade de um Tour completamente exclusivo rumo ao Cânion Fortaleza, no qual a agência busca o visitante entre 7h30 e 8 horas da manhã em seu hotel ou pousada e, do mesmo modo, o traz de volta em torno das 18 horas.

Todavia, o meio de transporte depende do tamanho do grupo contratante. Ademais o motorista é também um guia especializado que orientará os viajantes durante a atração, se assim desejarem.

Seja com for, trata-se de uma boa alternativa para quem não é adepto de grandes comoções turísticas.

TOUR CÂNION ITAIMBÉZINHO COLETIVO

Escolher Cânion Fortaleza ou Itaimbézinho?

Primeiramente, a agência busca os visitantes em suas pousadas ou hotéis em Gramado ou Canela.

Ao passo que os visitantes sairão entre 7h e 8h da manhã, retornarão em torno das 17 horas da tarde. Ademais, a agência deixa os visitantes em suas pousadas ou hotéis.

Nesse meio tempo, haverá uma parada para os visitantes comprarem uma refeição ou lanche (as bebidas e refeições não estão inclusas). Aliás, se chover, fique tranquilo, a agência oferece capas de proteção.

Todavia, se você ainda tem dúvidas sobre a logística do Tour Cânion Itaimbézinho saindo de Gramado, não vá se confundir com tanto material na internet, converse com a agência por Whatsapp:

Gostou da matéria? Visite nosso blog e descubra o que mais a Serra Gaúcha tem a lhe oferecer em termos de ecoturismo e tours pelos cânions.

Leia Também:

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *