Como fazer Trekking nos Cânions

Trekking nos Cânions do Sul

O processo geológico de mais aproximadamente 140 milhões de anos que formou um degrau de mil metros de altitude e 200 quilômetros de extensão entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul formou uma atração e tanto para os apreciadores do trekking e de caminhadas ao ar livre. Dessa forma, vamos explorar (na teoria) as trilhas disponíveis e descobrir como fazer trekking nos cânions.


Como fazer Trekking nos Cânions

Trilhas do Cânion Itaimbézinho

Como fazer Trekking nos Cânions

À primeira vista, as três trilhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra são de fato belíssimas; no entanto, vamos agora diferenciá-las para que você possa fazer um planejamento eficiente.

TRILHA DO RIO DO BOI

De antemão, a Trilha do Rio do Boi é aquela que exige mais esforço físico e condicionamento, ao passo que são 8 quilômetros de caminhada e o passeio pode durar até 7 horas.

Interessante notar que essa trilha é realizada no interior do Cânion Itaimbézinho. Em outras palavras, você caminhará por dentro do rio. Certamente você precisará de um guia especializado – se você não for um praticante exímio de trekking.

Ocorre que essa é a única a única alternativa de acesso ao interior do cânion.

No entanto, há diversas formas de travessia pelo Rio do Boi, dependendo, é claro, do nível do rio. A maior vantagem desse passeio é a oportunidade de tomar banhos nas piscinas naturais dos cânions. Pode imaginar que revigorante renovar as energias com essas águas minerais provenientes de uma formação geológica tão complexa?

TRILHA VÉRTICE

Como fazer Trekking nos Cânions

À primeira vista, essa trilha é aconselhável para visitantes com crianças, em idade avançada ou com alguma limitação de locomoção; porém, todos que visitam o Parque devem conhecê-la, em razão da facilidade do acesso e da vista inacreditável.

Dessa forma, a Trilha Vértice tem 2 quilômetros de trajeto e é muito tranquila de percorrer, para ir e voltar leva-se em torno de 1 hora.

Nessa trilha você terá acesso à Cascata das Andorinhas, onde deságua o Rio Perdizes; à Cascata Véu da Noiva e um mirante de vislumbre das duas cascatas. É um passeio formidável e, sobretudo, fácil.

As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho

TRILHA COTOVELO

Como fazer Trekking nos Cânions

De fato, é uma uma Trilha bem mais longa do que a Trilha Vértice, uma vez que possui 6,3 km e leva-se cerca de 3 horas para percorrê-la. Algumas pessoas gostam de percorrê-la de bicicleta. Pode ser uma boa opção.

Todo o trajeto é muito bonito, só para ilustrar, você caminhará 1400 metros acima do nível do mar.

Semelhantemente à Trilha Vértice, na Trilha do Cotovelo, também há uma bela queda d´água, a qual se forma perto do Mirante do Cotovelo, no Arroio do Preá.

SOBRE O TOUR CÂNION ITAIMBÉZINHO

Primeiramente, a agência busca os visitantes em suas pousadas ou hotéis em Gramado ou Canela.

Ao passo que os visitantes sairão entre 7h e 8h da manhã, retornarão em torno das 17 horas da tarde. Ademais, a agência deixa os visitantes em suas pousadas ou hotéis.

Nesse meio tempo, haverá uma parada para os visitantes comprarem uma refeição ou lanche (as bebidas e refeições não estão inclusas). Aliás, se chover, fique tranquilo, a agência oferece capas de proteção.

Trilhas do Cânion Fortaleza

Por sua vez, o Cânion Fortaleza possui 3 trilhas de visitação: a Trilha do Mirante, a Trilha do Rio do Tigre e a Trilha da Pedra do Segredo. Vamos falar sobre elas.

Trilha do Mirante

Desde já, a Trilha do Mirante leva ao ponto mais alto do cânion e oferece a vista mais esplendorosa. Dessa forma, você poderá enxergar até 70% de sua totalidade.

É uma trilha singela, que conta com um percurso de 3,5 km de ida e volta, de modo que leva em torno de 40 minutos para percorrê-la.

Através dela é possível ver o Rio da Pedra que corre a 700 metros abaixo de você, assim como a cidade de Torres, no ponto em que faz divisa com Santa Catarina.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

É através dessa Trilha que você terá uma vista frontal das graciosas quedas d’agua da Cachoeira do Tigre Preto. No entanto, precisará cruzar as águas do riacho que levam até ela. Não se preocupe, é um percurso simples de 2 quilômetros de ida e volta.

Ademais, todo o caminho é muito bonito e ladeado pelo riacho, de modo que você pode se refrescar e, inclusive, abastecer as garrafinhas d’água com água pura e cristalina.

Trilha da Pedra do Segredo

Primeiramente, a trilha da Pedra do Segredo é uma sequência da trilha da Cachoeira do Tigre Preto. Ou seja, você seguirá em frente por mais uns 500 metros e terá acesso a essa demonstração da força da natureza.

Em resumo, a famigerada pedra é um bloco monolítico de 5 metros de altura e aproximadamente 30 toneladas. Mas o que impressiona não é a sua dimensão e, sim, o fato de que ela está suspensa em uma base de aproximadamente 50 centímetros. Com tantos fenômenos da natureza que pairam sobre esse local, como esse equilíbrio se manteve? Fica a reflexão.

SOBRE O TOUR CÂNION FORTALEZA PRIVATIVO

Atualmente, há a disponibilidade de um Tour completamente exclusivo rumo ao Cânion Fortaleza, no qual a agência busca o visitante entre 7h30 e 8 horas da manhã em seu hotel ou pousada e, do mesmo modo, o traz de volta em torno das 18 horas.

Todavia, o meio de transporte depende do tamanho do grupo contratante. Ademais o motorista é também um guia especializado que orientará os viajantes durante a atração, se assim desejarem.

Seja com for, trata-se de uma boa alternativa para quem não é adepto de grandes comoções turísticas.

No entanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre o Tour Cânion Fortaleza, chame a agência no Whatsapp:

Gostou da matéria? Visite nosso blog e descubra o que mais a região de Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC tem a lhe oferecer.

Pretende saber mais sobre Gramado e Canela? Também temos dicas voltadas a esse tipo de turismo, basta clicar aqui.

LEIA TAMBÉM:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *