Cânion Itaimbézinho com Crianças

Cânion Itaimbézinho com Crianças

Está pensando em visitar o Cânion Itaimbézinho com crianças? Saiba que é uma boa oportunidade de levá-las para curtir um dia de integração saudável e divertida com a natureza. Mais ainda, absorver uma bem vinda vitamina D e sair de frente da televisão. Além disso, é um passeio em família para não se esquecer.


Cânion Itaimbézinho com Crianças

Cânion Itaimbézinho com Crianças

O Parque Nacional dos Aparados da Serra tem uma boa estrutura para receber os visitantes. No entanto, só há banheiros na sede do Parque, razão pela qual assim que chegar com os pequenos, você deve procurá-la.

Além disso, você deve ir bem abastecido com água, lanchinhos e, é claro, sacos de lixo. Tratemos o nosso patrimônio com respeito.

Por fim, é aconselhável levar papel higiênico, em caso de alguma emergência.

A boa notícia é que neste parque tem vários banquinhos espalhados pelas trilhas, assim as crianças não se cansarão e, ainda, poderão parar uns instantes para apreciar o momento. Afinal, é um dia de diversão.

Sobre o aprendizado ambiental

Itaimbezinho

Além de contemplação e diversão em família, esse passeio é um aprendizado. Dessa forma, as crianças conhecerão vegetações nativas muito raras, fenômenos geológicos e, é claro, o bioma mata atlântica.

Juntamente com todo esse complexo natural, existe o habitat de diversas espécies nativas preciosas. Só para ilustrar, marcam presença os papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim, puma, lobo guará, veado-campeiro e leão-baio.

Frequentemente, as crianças se divertem à beça admirando os pássaros. O queridinho do Parque Nacional dos Aparados da Serra é a Gralha Azul. Resista à tentação de repartir o seu lanchinho com ela:

Cânion Itaimbézinho com Crianças

Elas não precisam de comida industrializada, a natureza é provedora. Veja abaixo, conseguiu um pinhão:

Itaimézinho

Qual trilha fazer com crianças?

Trilha Vértice

Cânion Itaimbezinho

Se você estiver com crianças de colo ou muito pequenas, opte pela Trilha Vértice. Essa é a opção mais simples e a vista mais procurada. Bem assim, o caminho possui calçamento, banquinhos para descansar e é todo muito tranquilo. Ninguém vai se cansar.

No total essa trilha tem 2 quilômetros e é muito tranquila de percorrer, para ir e voltar leva-se em torno de 1 hora.

Surpreendentemente, logo no começo da trilha, você enxergará o mirante da Cascata das Andorinhas e da Cachoeira Véu da Noiva.

Tour Itaimbézinho

Se caminhar mais um pouco, alcançará uma das vistas mais magníficas do cânion, especificamente no vértice onde o cânion começa.

Cânion Itaimbézinho com Crianças

Ah, não podemos esquecer de mencionar que no final dessa trilha você encontrará o Chalé da Vovó. Trata-se da casa de dois moradores do Cânion que vendem refrescos e um tradicional pastel de pinhão. As crianças vão adorar.

Por fim, a trilha possui excelente sinalização e placas ao longo de todo o caminho explicando o que você encontrará pela frente. Não tem erro.

Cânion Itaimbézinho com Crianças

Trilha Cotovelo

Cânion Itaimbézinho Cotovelo

Por outro lado, a Trilha Cotovelo deve ser feita com crianças maiores, pois pode ser um pouco cansativa. A boa notícia é que parte da trilha é por meio da mata, isso a torna bem agradável em dias quentes. Igualmente, o chão é batido, então o acesso não é exatamente um desafio

No entanto, lembre-se que essa é mais longa que Vértice, uma vez que possui 6,3 km e leva-se cerca de 3 horas para percorrê-la. Mesmo assim, há muitos banquinhos para descansar e até riachos para se refrescar.

Por fim, todo o trajeto é muito bonito, só para ilustrar, você caminhará 1400 metros acima do nível do mar.

Uma boa alternativa é percorrê-la de bicicleta, as crianças vão se divertir mais e cansar menos.

Há também uma área para piquenique com mesinhas logo antes de chegar na borda do cânion. É uma boa pedida.

Tour Itaimbézinho

Tal qual na Trilha Vértice, na Trilha do Cotovelo, também há uma bela queda d´água, a qual se forma perto do Mirante do Cotovelo, no Arroio do Preá.

No Mirante do Urubu – sim, leva esse nome pela grande quantidade de aves no local – é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbézinho, com o corte do Rio do Boi no interior e uma grandiosa cachoeira.

Sobre o Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo saindo de Gramado

Tour Itaimbézinho

Primeiramente, a agência busca os visitantes em suas pousadas ou hotéis em Gramado ou Canela.

Ao passo que os visitantes sairão entre 7h e 8h da manhã, retornarão em torno das 17 horas da tarde. Ademais, a agência deixa os visitantes em suas pousadas ou hotéis.

Nesse meio tempo, haverá uma parada para os visitantes comprarem uma refeição ou lanche (as bebidas e refeições não estão inclusas). Aliás, se chover, fique tranquilo, a agência oferece capas de proteção.

Atualmente não há cobrança de ingressos para entrada no Parque.

Todavia, se você ainda tem dúvidas sobre a logística do Tour Cânion Itaimbézinho saindo de Gramado, não vá se confundir com tanto material na internet, converse com a agência por Whatsapp:

Gostou da matéria? Visite nosso blog e descubra o que mais a Serra Gaúcha tem a lhe oferecer em termos de ecoturismo e tours pelos cânions.

Leia Também:

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *