As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho

As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho

De antemão, esse post é para você que adora um trekking ou mesmo não perde a oportunidade de dar uma boa caminhadinha. As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho conduzirão você a lugares incríveis. Afinal, quem não gosta de respirar ar puro?

O Canyon do Itaimbézinho é o lugar perfeito para isso. Trata-se de um dos mais procurados pelos turistas do Sul do Brasil, por seus 6km de extensão e aproximadamente 720 metros de profundidade que geram muito deslumbramento naqueles que têm o privilégio de o visitar.

Com a finalidade de ampliar a experiência na natureza, o Parque oferece três trilhas para passeio, as quais veremos a seguir.


As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho

À primeira vista, as três trilhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra são de fato belíssimas; no entanto, convém diferenciá-las para que você possa entender como aproveitar melhor os Cânions.

TRILHA DO RIO DO BOI

De antemão, a Trilha do Rio do Boi possui maior complexidade de travessia, visto que é realizada no interior do Cânion Itaimbézinho, em outras palavras, você caminhará por dentro do rio.

Ao passo que são 8 quilômetros de caminhada pelo rio, no interior do cânion, o passeio pode durar até 7 horas.

Contudo, essa é a única trilha que permite acesso ao interior do cânion. Há diversas formas de travessia pelo Rio do Boi, dependendo, é claro, do nível do rio. O melhor desse trajeto é que você poderá tomar banhos em piscinas naturais de águas geladas.

É altamente aconselhável o acompanhamento de guia especializado.

Por último, é interessante notar que esta trilha situa-se na Praia Grande/SC e fica abaixo das trilhas Vértice e Cotovelo, as quais encontram no planalto, acima do cânion e pertencem a Cambará do Sul/RS.

TRILHA VÉRTICE

Antecipadamente, trata-se da trilha mais visitada, por se tratar do percurso mais curto. Através da Trilha Vértice o visitante conhece a beira do Cânion Itaimbezinho.

No total essa trilha tem 2 quilômetros e é muito tranquila de percorrer, para ir e voltar leva-se em torno de 1 hora.

Surpreendentemente, logo no começo da trilha, você enxergará o mirante da cachoeira Véu da Noiva.

As 3 Trilhas do Cânion

Se caminhar mais um pouco, alcançará uma das vistas mais magníficas do cânion, especificamente no vértice onde o cânion começa.

No final dessa trilha você encontrará o Chale da Vovó, onde pode comprar o tradicional pastel de pinhão e tomar um refresco.

Por fim, trata-se de uma trilha com boa sinalização e placas ao longo de todo o caminho explicando o que você encontrará pela frente.

CASCATA DAS ANDORINHAS

As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho

O primeiro mirante da Trilha Vértice é um camarote para a Cascata das Andorinhas. Essa cascata se formou na escarpa do Cânion Itaimbezinho, onde deságua o Rio Perdizes.

Ademais, a cascata leva esse nome em razão das suas rochas, que constituem a morada de andorinhas, a visão que elas proporcionam é um deslumbre.

Assim, a queda forma-se pelo Arroio Perdizes que depois se torna o Rio do Boi e corta o restante do cânion (pela Trilha do Rio do Boi que já mencionamos).

CASCATA VÉU DA NOIVA

Analogamente, o mirante da Trilha Vértice leva o visitante a uma vista frontal da Cachoeira Véu de Noiva. Essa queda do Rio Perdizes tem uma altura de aproximadamente 700 metros, até chegar ao fundo do cânion.

Quase no final da trilha há mais um mirante, onde dá pra ver a cachoeira Véu da Noiva de outro ângulo. Dessa forma, nesse mirante é possível ver as duas cascatas, bem como o início do Cânion Itaimbézinho. O ponto assume a forma de vértice e dá origem ao nome da trilha.

TRILHA COTOVELO

Certamente trata-se de uma Trilha bem mais longa do que a Trilha Vértice, uma vez que possui 6,3 km e leva-se cerca de 3 horas para percorrê-la.

Na Trilha do Cotovelo você verá atravessará uma ponte de madeira e percorrerá uma estrada de chão batido por meio da mata, bem como a borda do cânion. Falando assim talvez não pareça, mas se trata de um caminho bem seguro e composto por cercas.

Todo o trajeto é muito bonito, só para ilustrar, você caminhará 1400 metros acima do nível do mar.

Se cansar, não tem problema, há alguns banquinhos no meio do caminho. No entanto, nessa trilha não é possível entrar após às 15 horas, porque quando a neblina recai, não é possível enxergar nada.

Algumas pessoas percorrem a trilha de bicicleta e, é tão bem estrturada, que há, inclusive, uma área para piquenique com mesinhas logo antes de chegar na borda do cânion.

Tal qual na Trilha Vértice, na Trilha do Cotovelo, também há uma bela queda d´água, a qual se forma perto do Mirante do Cotovelo, no Arroio do Preá.

No Mirante do Urubu – sim, leva esse nome pela grande quantidade de aves no local – é possível ver a imagem clássica dos paredões do Itaimbézinho, com o corte do Rio do Boi no interior e uma grandiosa cachoeira.

Sobre a Logística do Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo

As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho

Primeiramente, a agência busca os visitantes em suas pousadas ou hotéis em Gramado ou Canela em torno das 7h e 8h da manhã e os leva de volta aproximadamente às 17 horas da tarde.

Nesse meio tempo, haverá uma parada para os visitantes comprarem uma refeição ou lanche.

Inclui-se no passeio o transporte com o acompanhamento de um guia pelo Parque. Entretanto, se chover, fique tranquilo, a agência oferece capas de proteção.

Atualmente não há cobrança de ingressos para entrada no Parque.

Todavia, se você ainda tem dúvidas sobre a logística do Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo, não se confunda com as informações conflitantes na internet, converse com a agência por Whatsapp:

Gostou da matéria? Visite nosso blog e descubra o que mais a região de Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC tem a lhe oferecer.

Pretende saber mais sobre Gramado e Canela? Também temos dicas voltadas a esse tipo de turismo, basta clicar aqui.

LEIA TAMBÉM:

Até a próxima.

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *