Roteiro Canyons Santa Catarina

Hospedagem nos Canyons de Praia Grande SC

Em primeiro lugar, a região dos cânions oferece uma vasta gama de opções de entretenimento e passeios envolvendo ecoturismo. Hoje gostaríamos de te apresentar alguma opções disponíveis na região. Sendo assim, a partir de agora confira o Roteiro Canyons Santa Catarina e agende sua viagem!

Roteiro Canyons Santa Catarina

Roteiro Canyons Santa Catarina

Em primeiro lugar, os cânions ficam na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a parte superior pertence ao Rio Grande do Sul. Assim as enormes formações rochosas formam a fronteira natural entre os dois estados. Cabe ressaltar que ambos tem cidades que são portas de entrada para quem visita os Cânions. Em suma, vindo de Santa Catarina a entrada é por Praia Grande. Por outro lado, vindo pelo Rio Grande do Sul a entrada é por Cambará do Sul. Veja a seguir como chegar:

  • Primeiramente, vindo de Santa Catarina pela BR 101, entrada do acesso para São João do Sul – Praia Grande (21 km pela SC290 até Praia Grande) e, subindo pela Serra do Faxinal (SC290, depois RS 427). Aliás, Praia Grande fica a cerca de 300 km de Florianópolis e a 200 km de Porto Alegre, pela BR 101;
  • Já vindo pelo Rio Grande do Sul, o acesso é pelo trevo para Cambará do Sul (na Rota do Sol ou RS-020). Logo após, em Cambará, dobre à direita para a Serra do Faxinal e siga até os cânions. Por sua vez, Cambará do Sul fica a cerca de 190 km de distância de Porto Alegre.

Atividades na região dos Canyons

Durante seu passeio pela região dos cânions, há muitas opções para explorar. Afinal até mesmo o percurso se torna uma atração devido à sua grandiosidade e beleza. Agora, vamos conhecer alguns dos passeios preferidos no Roteiro Canyons Santa Catarina:

Roteiro Canyons Santa Catarina

Voo de Balão

Primeiramente, o voo de balão nos canyons acontece na Estrada Vila Rosa, em Praia Grande. É necessário planejamento, pois o voo ocorre bem cedo: entre 5h30 e 6h30 da manhã. Sugerimos que você chegue na cidade um dia antes, clique abaixo e confira uma hospedagem muito charmosa bem pertinho do local de decolagem:

Quanto ao horário, não se assuste, há uma boa razão: o intuito do passeio é que você possa ter uma experiência mais completa sobre toda a região, ao nascer do sol. Dessa forma, você irá vislumbrar todo o espetáculo do novo dia que se abre diante de você em uma paisagem única!

Além disso, durante o voo você irá degustar e brindar com espumante, em grande estilo. É uma experiência sem igual que vai ficar para sempre na sua memória.

Por fim, um café da manhã caseiro estará à sua espera para reabastecer as energias e fechar esse passeio com chave de ouro!

Cavalgadas

Ainda bem próximo do local onde ocorre o voo de balão, você poderá fazer a Cavalgada Turística! Vale a pena aproveitar essa proximidade. Este passeio pode ser feito a qualquer hora do dia e nele você atravessará um caminho incrível enquanto aprecia o imponente Cânion Malacara.

Dessa forma, cruzando o rio Malacara seguindo as trilhas arborizadas, você chegará ao ponto mais próximo do cânion. Assim, poderá apreciar uma paisagem natural incrível e fazer belas fotos!

Por outro lado, a Cavalgada do Nascer do Sol tem início bem cedo: às 4h15 da manhã.

Desse modo, através de uma trilha até a base do Morro do campestre, você chegará a um local paradisíaco onde assistirá o nascer do sol. 

Onde ver o pôr do sol em Praia Grande SC?

Logo depois, serve-se um delicioso café da manhã para revigorar suas energias. Mais ainda, é possível apreciar o litoral e o Canyon Índios Coroados.

Além disso, em dias com condições climáticas favoráveis é possível contemplar a decolagem dos balões também.

Ademais, estão inclusos no passeio o café da manhã e as fotos do percurso.

Trilhas

Por ultimo, vamos falar das tão famosas trilhas do Sul do país. Cabe ressaltar que esses belos percursos tem o poder de nos aproximar e nos conectar com a natureza de uma maneira surreal!

Agora confira nossas duas opções de trilhas disponíveis com acompanhamento de guia:

  • Trilha do Rio do Boi: Sem dúvidas, você já ouviu falar dessa experiência, a trilha é simplesmente paradisíaca. No entanto, esse percurso de pedras irregulares não é para qualquer um. Então é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença. Para isso, conte conosco!

Em resumo, a trilha possui cerca de 7 km de extensão, ou seja, 14 km ida e volta de caminhada. Ademais, o tempo que se emprega no percurso varia de 5 horas a 8 horas. Nesse cálculo, inclui-se as paradas para banho, contemplação e descanso.

  • Trilha Piscinas do Malacara: Por sua vez praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.

Por sua vez, essa trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.


Enfim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho de divulgação de dicas de turismo na região serrana e do litoral catarinense.

Até a próxima.

LEIA TAMBÉM:

Categories: