Trilha do Rio do Boi

Antes de mais nada, nossa aventura começa na cidade de Praia Grande em Santa Catarina. Assim, se você procura aventura e contato com a natureza, está no lugar certo! Não tenha dúvidas, a Trilha do Rio do Boi é uma experiência inesquecível! Por esse motivo, vamos explicar tudo que você precisa saber para se aventurar na fenda do Cânion Itaimbezinho!

Por sua vez, com seus paredões gigantes e fendas estreitas, o Itaimbezinho é o cânion mais conhecido dos Campos de Cima da Serra. Mas não é por acaso, o Parque Nacional de Aparados da Serra – onde fica a atração – existe desde 1959, o que o torna ainda mais impressionante.

A vegetação que predomina são os campos de altitude, com suas araucárias, e a Mata Atlântica. Anteriormente, preocupado com o desmatamento, o botânico e padre Balduíno Ramos decidiu transformar o espaço em reserva natural.

Além disso, o Cânion é a fronteira vertical entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conheça a Trilha do Rio do Boi

Cabe ressaltar que o grande diferencial da Trilha do Rio do Boi, é o fato de ser realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho. Isso mesmo, ela é feita na parte de baixo do cânion, pelo leito do rio, enquanto a maioria das trilhas ocorre na parte alta – pertencente à cidade de Cambará do Sul no RS.

Outrossim, a Trilha do rio do Boi, é uma das poucas trilhas abertas, oficialmente no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo.

Certamente é uma experiência sublime! Entretanto não se engane, essa trilha é um verdadeiro desafio para quem decide explorá-la. Desde as margens do rio até o coração dos históricos paredões de pedra.

O cenário é lindo e a paisagem mais se parece com um desenho. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Assim, a presença de um bom guia – além de obrigatória – faz toda a diferença. Para isso conte conosco, clique abaixo e fale com nossos atendentes para agendar sua trilha com a presença de um guia:

Ademais, a Trilha do Rio do Boi em Praia Grande SC, possui cascatas e piscinas naturais escondidas na fenda do cânion. De fato, tomar banho em suas águas geladas faz valer a pena todo o esforço da caminhada.

Trilha do Rio do Boi – História

O Rio do Boi – que dá nome à trilha – foi batizado no tempo das tropas que desciam os Aparados por um percurso sinuoso, tendo o Rio abaixo dos Cânions. Assim, ao pé da serra havia um rio que chamava muito a atenção pela quantidade de ossos de gado encontrados.

Trilha do Rio do Boi

Isso porque nos campos acima do canyon havia uma fazenda que criava gado e perdeu muitos animais que caíam nos penhascos e acabavam no fundo do Itaimbezinho.

Trilha do Rio do Boi – Distância

Quanto ao percurso, a trilha tem cerca de 7 km de extensão (14 km ida e volta). O tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. Neste tempo estão contadas as paradas para banho e observação e a caminhada de volta.

Desse modo, metade do percurso é em meio à mata nativa e a outra metade pelo leito do Rio do Boi, entre muitas pedras. Aliás, é necessário realizar mais de 20 travessias no rio durante o trajeto.

Trilha do Rio do Boi

Ademais, a trilha vai até o ponto onde se tem uma vista do cotovelo do Itaimbezinho – parte mais alta do cânion – chegando a mais de 700 metros de altura. Aproveite para registrar esse momento com belas fotos!

Trilha do Rio do Boi – Dificuldade

Atenção: a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Logo, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Há ainda necessidade de atravessar o rio várias vezes e em alguns pontos a água chega a altura dos joelhos. Fique atento pois as condições exigem preparo físico e capacidade de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo caminho.

Agendamento e Reserva da Trilha do Rio do Boi

Para ter acesso à Trilha do Rio do Boi, o visitante deve estar acompanhado de condutores credenciados e autorizados. Por esse motivo, ao fazer o agendamento da sua trilha conosco, você já terá a garantia de um guia credenciado para lhe acompanhar! Clique abaixo:

Afinal, é necessário que todo o percurso da trilha seja supervisionado pelos profissionais. O apoio busca garantir que as experiências sejam mais seguras e tranquilas.

Trilha do Rio do Boi

Valor da Trilha do Rio do Boi

Agora, se você deseja fazer a Trilha do Rio do Boi, o valor é R$225,00. Lembrando que nesse valor já está incluso a presença do guia credenciado.

Confira o que está INCLUSO no seu passeio:

  • Guia de Ecoturismo Credenciado ao Parque Nacional Aparados da Serra;
  • Equipamento de segurança (caneleiras);
  • Seguro contra acidentes;
  • Ingresso para o Parque.

NÃO INCLUSO:

  • Alimentação
  • Bebidas.

Melhor Época para fazer a Trilha

Após as informações que já foram elencadas aqui, é importante aceitar que você vai se molhar! Afinal, ao longo do percurso, banhar-se nas águas frescas é um verdadeiro presente! Por isso é mais agradável atravessar as águas cristalinas ou pular na cachoeira em dias mais quentes.

Trilha do Rio do Boi

Então, o mais indicado é ir entre os meses de setembro e março, sendo que no alto do verão a trilha pode ficar mais concorrida, portanto, é recomendável agendar o passeio com antecedência.

O que levar para a Trilha

Como visto, a Trilha do Rio do Boi é um tanto radical. Assim sendo, segue uma lista de acessórios para levar para esse passeio para evitar qualquer transtorno:

  • documento de identidade;
  • tênis com meia;
  • trajes de banho (por baixo da roupa de caminhada);
  • bermuda ou calça de ginástica;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena com duas alças:
  • capa de chuva;
  • lanche.

Por último, agradecemos sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho de divulgação de dicas de turismo.

Além do mais, se tiver dúvidas ou se desejar personalizar um roteiro clique abaixo e fale com um de nossos atendentes:

Até a próxima.

Leia também:

Categories: