Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães. Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas recortadas pela natureza, a região apresenta diversas atividades incríveis. Então, agora vamos explicar onde ficam os Canyons em Santa Catarina e o que fazer por lá!
Em primeiro lugar, os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Assim, a parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Ainda mais, nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais cânions: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca.
Considerando a proximidade com os principais atrativos que a região oferece, nossa sugestão é que você se hospede na cidade de Praia Grande SC – já que é o ponto de partida dos principais passeios.
Como chegar nos Canyons
Localizada próxima aos gigantescos canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande é reconhecida como a “Capital dos Canyons”. Ademais, o município tem 295 Km² de área, pouco mais de 7 mil habitantes, e localiza-se na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Primeiramente, vindo de Santa Catarina pela BR 101, entrada do acesso para São João do Sul – Praia Grande (21 km pela SC290 até Praia Grande) e, subindo pela Serra do Faxinal (SC290, depois RS 427). Aliás, Praia Grande fica a cerca de 300 km de Florianópolis e a 200 km de Porto Alegre, pela BR 101;
- Já vindo pelo Rio Grande do Sul, o acesso é pelo trevo para Cambará do Sul (na Rota do Sol ou RS-020). Logo após, em Cambará, dobre à direita para a Serra do Faxinal e siga até os cânions. Por sua vez, Cambará do Sul fica a cerca de 190 km de distância de Porto Alegre.
Passeios e Atrações em Praia Grande SC
Agora que você já sabe Onde ficam os Canyons em Santa Catarina e como chegar lá, vamos conferir as atrações! Como já dito anteriormente, muitos passeios de exploração e contemplação dos cânions ocorrem em Praia Grande.
Por esse motivo, a opção mais prática é que você fique hospedado na cidade. Só pra ilustrar, vamos falar um pouco sobre algumas dessas atividades a seguir:
Cavalgadas
Primeiramente, com o bônus da proximidade do local de embarque do voo de balão, você poderá fazer a Cavalgada Turística! Este passeio pode ser feito a qualquer hora do dia e nele você atravessará um caminho incrível enquanto aprecia o grandioso Cânion Malacara.
Então, cruzando o rio Malacara, você chegará ao ponto mais próximo do cânion. Assim, poderá apreciar uma paisagem natural estonteante e fazer belas fotos – o cenário pede.
Por outro lado, a Cavalgada do Nascer do Sol tem início bem cedo: às 4h15 da manhã, mas vale a pena.
Desse modo, através de uma trilha até a base do Morro do campestre, você chegará a um local paradisíaco onde assistirá o espetáculo do nascer do sol.
Logo depois, serve-se um delicioso café da manhã para revigorar suas energias e começar o dia com pé direito.
Além disso, em dias com condições climáticas favoráveis é possível contemplar a decolagem dos balões. Ainda estão inclusos no passeio o café da manhã e as fotos do percurso.
Voo de Balão
Em segundo lugar, esse passeio proporciona uma visão em 360º a bordo do balão, que contempla a vista dos cânions do sul.
Assim você avistará, na íntegra, os paredões que formam o Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral.
De outro lado, você vai enxergar a orla do oceano Atlântico que banha o litoral gaúcho e catarinense.
Cabe ressaltar que o passeio é muito tranquilo e seguro. Logo, você aproveitará cada momento da vista panorâmica.
Ao final do voo, a equipe leva os passageiros de volta até o local de decolagem. Os voos ocorrem pela manhã cedinho, no intuito de apreciar o nascer do sol.
Ademais, o ingresso inclui o voo de Balão, café da manhã, brinde com espumantes, fotos e vídeos digitais. É imperdível.
Trilhas
- Trilha do Rio do Boi: Sem dúvidas, o passeio é maravilhoso e a paisagem é paradisíaca. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença. Para isso, conte conosco!
Em resumo, a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Além disso, há necessidade de atravessar o rio várias vezes e, em alguns pontos, a água chega a altura dos joelhos.
Assim sendo, a trilha possui cerca de 7 km de extensão, ou seja, 14 km ida e volta de caminhada. Ademais, o tempo que se emprega no percurso varia de 5 horas a 8 horas. Nesse cálculo, inclui-se as paradas para banho, contemplação e descanso.
- Trilha Piscinas do Malacara: Por sua vez praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.
De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.
Passeio de Quadriciclo
Durante esse passeio é possível viver experiências dentro de um dos cânions da região: o famoso Cânion Churriado.
Dessa forma, a proposta desse passeio é que o visitante possa guiar um 4×4 em ambiente off-road, ou seja, fora de estradas convencionais em um ambiente nativo quase intocado pelo ser humano.
Como resultado, você passará por ambientes de atoleiro, passagens de rios, túnel verde, mirantes e muito mais.
Por último, a fim de recordar a experiência sem preocupar-se em carregar telefone, registra-se toda a atividade em fotos e ao final disponibiliza-se um link de acesso a todo o acervo do passeio.
Por fim, esperamos ter ajudado com nossas dicas de Onde ficam os Canyons em Santa Catarina e sugestões! Além disso, conte conosco para adquirir seus passeios com segurança.
Até a próxima!