Quantos dias ficar em Praia Grande SC?

Quantos dias ficar em Praia Grande SC?

Inegavelmente a bela região dos cânions se mantém presente no radar dos viajantes que buscam diversão, sossego e também contato com a natureza. Afinal, trata-se de um local paradisíaco que, por si só, já é um atrativo natural. Além disso, cada vez mais, o turismo vem sendo explorado na cidade de Praia Grande SC, proporcionando experiências memoráveis para os visitantes. Agora, confira quantos dias ficar em Praia Grande SC para aproveitar tudo que a região oferece!

Quantos dias ficar em Praia Grande SC?

Conheça a cidade de Praia Grande SC

Anteriormente colonizada por descendentes de açorianos, portugueses e italianos, Praia Grande é um destino eco turístico por excelência. Afinal o município fica nas baixadas dos canyons protegidos pelos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Aliás a paisagem é de tirar o fôlego, com cachoeiras, piscinas naturais, rios pedregosos e imensos penhascos de até 1.000 metros de altura.

Localizada próxima aos gigantescos canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande é reconhecida como a “Capital dos Canyons”.
Ademais, o município tem 295 Km² de área, pouco mais de 7 mil habitantes, e localiza-se na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os cânions ficam na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a parte superior pertence ao Rio Grande do Sul e, um metro abaixo da borda dos cânions, já pertence a Santa Catarina. Assim os cânions formam a fronteira natural entre os dois estados. Cabe ressaltar que ambos tem cidades que são portas de entrada para quem visita os Cânions. Em suma, vindo de Santa Catarina a entrada é por Praia Grande. Por outro lado, vindo pelo Rio Grande do Sul a entrada é por Cambará do Sul.

Quantos dias ficar em Praia Grande SC?

Agora que você já conheceu um pouco sobre o local, saiba quantos dias ficar em Praia Grande SC para poder aproveitar todas as atividades incríveis!

Primeiramente, para conseguir aproveitar bem as atrações da região, reserve cerca de 4 dias inteiros. Assim, você poderá conhecer as principais trilhas e passeios, sem pressa. Cabe ressaltar que alguns passeios dependem também do clima, como o voo de balão por exemplo. Assim também algumas trilhas, como a do Rio do Boi, são longas e exigem preparo físico e também um tempo de descanso.

Por outro lado, caso você não tenha tantos dias disponíveis para ficar na cidade, vale a pena escolher os passeios que mais lhe agradam e “enxugar” seu roteiro. O mais importante é que você não deixe de conhecer a região, pois é uma experiência sublime!

No intuito de ajudar você com a escolha do roteiro, vamos falar um pouco das atrações mais procuradas.

Atrações na região dos Canyons

Certamente você perceberá que as atrações oferecidas em Praia Grande são diferentes de tudo que você já viu. Afinal, são atividades que colocam o visitante em contato direto com a natureza!

Voo de Balão

Em primeiro lugar, nessa opção você terá uma visão em 360º a bordo de uma cesta de vime gigante – porém muito segura, que contempla a vista dos cânions do sul. É um verdadeiro sonho!

Assim você avistará, na íntegra, os paredões que formam o Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral.

De outro lado, você vai enxergar a orla do oceano Atlântico que banha o litoral gaúcho e catarinense. Logo abaixo de você estará a cidade de Praia Grande – popularmente chamada de Cidade dos Canyons.

Após o pouso, a equipe leva os passageiros de volta até o local de decolagem. Os voos ocorrem pela manhã cedinho, podendo ser apreciado o nascer do sol durante a experiência.

Ademais, o ingresso inclui o voo de Balão, café da manhã, brinde com espumantes, fotos e vídeos digitais. É imperdível.

Trilhas

  • Trilha do Rio do Boi: Sem dúvidas, o passeio é maravilhoso e a paisagem é paradisíaca. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença. Para isso, conte conosco!

Em resumo, a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Além disso, há necessidade de atravessar o rio várias vezes e, em alguns pontos, a água chega a altura dos joelhos.

Assim sendo, a trilha possui cerca de 7 km de extensão, ou seja, 14 km ida e volta de caminhada. Ademais, o tempo que se emprega no percurso varia de 5 horas a 8 horas. Nesse cálculo, inclui-se as paradas para banho, contemplação e descanso.

  • Trilha Piscinas do Malacara: Por sua vez praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.

De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.

Passeio de Quadriciclo

Atualmente é possível viver experiências de ecoturismo dentro de um dos cânions da região: o famoso Cânion Churriado.

Dessa forma, a proposta desse passeio é que o visitante possa guiar um 4×4 em ambiente off-road, ou seja, fora de estradas convencionais em um ambiente nativo quase intocado pelo ser humano.

Pacote Casal em Praia Grande SC

Durante a experiência, você passará por ambientes de atoleiro, passagens de rios, túnel verde, mirantes e muito mais.

Por último, a fim de recordar a experiência sem preocupar-se em carregar telefone, registra-se toda a atividade em fotos e ao final disponibiliza-se um link de acesso a todo o acervo do passeio.


Por último, gostaríamos de agradecer sua atenção e nos colocar à sua disposição! Esperamos ter ajudado com nossas dicas de quantos dias ficar em Praia Grande SC.

Conte conosco para comprar passeios, montar roteiros e esclarecer suas dúvidas.

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM:

Categories: