Onde ficam os Canyons em Santa Catarina

Onde ficam os Canyons em Santa Catarina

Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães. Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas recortadas pela natureza, a região apresenta diversas atividades incríveis. Então, agora vamos explicar onde ficam os Canyons em Santa Catarina e o que fazer por lá!

Em primeiro lugar, os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Assim, a parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Ainda mais, nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais cânions: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca.

Considerando a proximidade com os principais atrativos que a região oferece, nossa sugestão é que você se hospede na cidade de Praia Grande SC – já que é o ponto de partida dos principais passeios.

Como chegar nos Canyons

Localizada próxima aos gigantescos canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande é reconhecida como a “Capital dos Canyons”. Ademais, o município tem 295 Km² de área, pouco mais de 7 mil habitantes, e localiza-se na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Onde ficam os Canyons em Santa Catarina
  • Primeiramente, vindo de Santa Catarina pela BR 101, entrada do acesso para São João do Sul – Praia Grande (21 km pela SC290 até Praia Grande) e, subindo pela Serra do Faxinal (SC290, depois RS 427). Aliás, Praia Grande fica a cerca de 300 km de Florianópolis e a 200 km de Porto Alegre, pela BR 101;
  • Já vindo pelo Rio Grande do Sul, o acesso é pelo trevo para Cambará do Sul (na Rota do Sol ou RS-020). Logo após, em Cambará, dobre à direita para a Serra do Faxinal e siga até os cânions. Por sua vez, Cambará do Sul fica a cerca de 190 km de distância de Porto Alegre.

Passeios e Atrações em Praia Grande SC

Agora que você já sabe Onde ficam os Canyons em Santa Catarina e como chegar lá, vamos conferir as atrações! Como já dito anteriormente, muitos passeios de exploração e contemplação dos cânions ocorrem em Praia Grande.

Por esse motivo, a opção mais prática é que você fique hospedado na cidade. Só pra ilustrar, vamos falar um pouco sobre algumas dessas atividades a seguir:

Cavalgadas

Primeiramente, com o bônus da proximidade do local de embarque do voo de balão, você poderá fazer a Cavalgada Turística! Este passeio pode ser feito a qualquer hora do dia e nele você atravessará um caminho incrível enquanto aprecia o grandioso Cânion Malacara.

Então, cruzando o rio Malacara, você chegará ao ponto mais próximo do cânion. Assim, poderá apreciar uma paisagem natural estonteante e fazer belas fotos – o cenário pede.

Por outro lado, a Cavalgada do Nascer do Sol tem início bem cedo: às 4h15 da manhã, mas vale a pena.

Desse modo, através de uma trilha até a base do Morro do campestre, você chegará a um local paradisíaco onde assistirá o espetáculo do nascer do sol.

Logo depois, serve-se um delicioso café da manhã para revigorar suas energias e começar o dia com pé direito.

Além disso, em dias com condições climáticas favoráveis é possível contemplar a decolagem dos balões. Ainda estão inclusos no passeio o café da manhã e as fotos do percurso.

Voo de Balão

Em segundo lugar, esse passeio proporciona uma visão em 360º a bordo do balão, que contempla a vista dos cânions do sul.

Assim você avistará, na íntegra, os paredões que formam o Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral.

De outro lado, você vai enxergar a orla do oceano Atlântico que banha o litoral gaúcho e catarinense.

Cabe ressaltar que o passeio é muito tranquilo e seguro. Logo, você aproveitará cada momento da vista panorâmica.

Ao final do voo, a equipe leva os passageiros de volta até o local de decolagem. Os voos ocorrem pela manhã cedinho, no intuito de apreciar o nascer do sol.

Ademais, o ingresso inclui o voo de Balão, café da manhã, brinde com espumantes, fotos e vídeos digitais. É imperdível.

Trilhas

  • Trilha do Rio do Boi: Sem dúvidas, o passeio é maravilhoso e a paisagem é paradisíaca. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença. Para isso, conte conosco!

Em resumo, a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Além disso, há necessidade de atravessar o rio várias vezes e, em alguns pontos, a água chega a altura dos joelhos.

Onde ficam os Canyons em Santa Catarina

Assim sendo, a trilha possui cerca de 7 km de extensão, ou seja, 14 km ida e volta de caminhada. Ademais, o tempo que se emprega no percurso varia de 5 horas a 8 horas. Nesse cálculo, inclui-se as paradas para banho, contemplação e descanso.

  • Trilha Piscinas do Malacara: Por sua vez praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.

De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.

Passeio de Quadriciclo

Durante esse passeio é possível viver experiências dentro de um dos cânions da região: o famoso Cânion Churriado.

Dessa forma, a proposta desse passeio é que o visitante possa guiar um 4×4 em ambiente off-road, ou seja, fora de estradas convencionais em um ambiente nativo quase intocado pelo ser humano.

Onde ficam os Canyons em Santa Catarina

Como resultado, você passará por ambientes de atoleiro, passagens de rios, túnel verde, mirantes e muito mais.

Por último, a fim de recordar a experiência sem preocupar-se em carregar telefone, registra-se toda a atividade em fotos e ao final disponibiliza-se um link de acesso a todo o acervo do passeio.


Por fim, esperamos ter ajudado com nossas dicas de Onde ficam os Canyons em Santa Catarina e sugestões! Além disso, conte conosco para adquirir seus passeios com segurança.

Até a próxima!

Leia Também:

Categories: