Atualmente, a cidade de Praia Grande em Santa Catarina vem ganhando destaque no ecoturismo e no turismo de aventura. Afinal, cabe ressaltar que a cidade tem em seu favor a localização privilegiada, uma vez que é a Capital dos Cânions. Confira aqui as Trilhas nos Canyons de Praia Grande SC!
Assim também, nas atuais circunstâncias de pandemia, passeios em meio à natureza são ótimas opções. Em suma, vamos apresentar algumas opções para explorar essa região incrível!
Trilhas nos Canyons
Cânion ou Canyon, significa “canhão”, é um termo usado em geologia para designar um vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos, geralmente escavado por um rio. São também chamados de “garganta”. A seguir, confira a maneira mais inusitada de explorar os canyons: através das Trilhas nos Canyons de Praia Grande SC!
Trilha do Rio do Boi
Primeiramente, o grande diferencial da Trilha do Rio do Boi, é que ela é realizada na fenda do Cânion Itaimbezinho. Em outras palavras, ela é feita na parte de baixo do cânion, pelo leito do rio.
Outrossim, a Trilha do rio do Boi têm início no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo.
O passeio é maravilhoso e a paisagem incrível. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então, é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença.
A Trilha do Rio do Boi possui cascatas e piscinas naturais escondidas entre os paredões gigantescos do cânion. De fato, tomar banho em suas águas geladas faz valer a pena todo o esforço da caminhada.
Dificuldade da Trilha
Essa trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Há ainda necessidade de atravessar o rio várias vezes e em alguns pontos a água chega a altura dos joelhos. Então, esteja preparado!
Sem dúvida, as condições exigem certo preparo físico e capacidade de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo caminho. Por fim, a trilha tem cerca de 7 km de extensão (14 km ida e volta). Ademais, o tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. Neste tempo estão contadas as paradas para banho e observação e a caminhada de volta.
Por fim, muita atenção pois não é possível fazer esta trilha por conta própria. Para isso, você irá precisar do acompanhamento de um guia credenciado. Clique abaixo para contatar um de nossos atendentes e agendar sua Trilha com um guia! Vale muito a pena!
Trilha Piscinas do Malacara
Em contrapartida, essa é a trilha mais leve que segue por dentro dos cânions. Por esse motivo, ela se torna imperdível para públicos que não estão acostumados com longas caminhadas.
Praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.
Assim, a trilha começa a 6 km do centro de Praia Grande – SC, e o caminho segue um leito de rio extremamente pedregoso. Aliás, em algumas épocas – devido às chuvas – é necessário passar por dentro da água.
Assim, a trilha do Cânion Malacara passa pelo leito do rio Malacara e adentra a fenda dos paredões.
Dificuldade da Trilha
De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.
Ademais, esta é uma caminhada de nível de dificuldade médio. Cabe ressaltar as diversas vegetações presentes, como figueiras, bromélias, samambaias, xaxins entre outras.
Mais opções na Rota dos Canyons
Se você está pensando em dormir pela região e aproveitar todas as opções de ecoturismo e turismo de aventura, leia o artigo Hospedagem nos Canyons de Praia Grande SC.
Todavia, se você ainda tem alguma dúvida acerca dos passeios mencionados ou sobre outros na região, pode chamar a nossa equipe no Whatsapp:
LEIA TAMBÉM:
Enfim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho de divulgação de dicas de turismo na região serrana e do litoral catarinense.
Até a próxima.