Cânion Fortaleza vale a pena?

Cânion fortaleza vale a pena?

Cânion Fortaleza vale a pena? Absolutamente. Vamos te mostrar o porquê. Com cerca de 8 quilômetros de extensão, ele é considerado um dos maiores do Brasil. Mas não se engane, não só pelo tamanho, mas também por todo o seu esplendor ele é uma parada obrigatória para quem visita a Serra Gaúcha.


Cânion Fortaleza vale a pena?

O Cânion Fortaleza localiza-se no Parque Nacional da Serra Geral. Lá é possível fazer trilhas que levam à icônica pedra do segredo e à cachoeira do tigre preto. Além disso tem um lindo mirante, com visão panorâmica do interior do cânion. Mais ainda, a depender da neblina, é possível enxergar a praia de Torres.

De antemão, o Parque Nacional da Serra Geral é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral. Ademais, situa-se no limite entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (municípios de Cambará do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande).

Surpreendentemente, o território do Parque Serra Geral possui quase 20 mil hectares e é limítrofe ao Parque Nacional de Aparados da Serra, onde se situa o Cânion Itaimbézinho.

Sobre a fauna que habita o Parque

Cânion Itaimbézinho vale a pena?

Além das vistas arrebatadoras e da sensação de liberdade que acomete a todos que visitam o Cânion Fortaleza, há um bônus da natureza: os cânions são o lar de uma fauna exuberante.

Precipuamente, você verá alguns animais populares no Rio Grande do Sul. Por exemplo,  lobo-guará, veado-campeiro, bugio e raposas. Entretanto, há muito mais, é bem possível que você veja visitando os cânions uma linda gralha azul ou uma águia cinzenta. Enfim, a vasta gama de espécies de pássaros que sobrevoam os cânions é impressionante.

Curiosidades sobre o Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza vale a pena?

Segundo contam os especialistas, há aproximadamente 130 milhões de anos, ocorreu um dos maiores eventos geológicos do planeta e, por consequência, a América do Sul e a África se dividiram. Dessa forma, na região dos cânions, a ruptura da terra ocasionou o extravasamento de lava vulcânica para o seu interior.

Na foto acima você pode ver a parede sul do Cânion Fortaleza e perceber com nitidez os derrames basálticos.

Sem dúvidas, imaginar a força do tempo operando sobre esse cenário em milhões de anos nos traz pensamentos sobre a nossa dimensão diante das coisas da vida. Em outras palavras, o Cânion Fortaleza é um lugar místico que evoca muitas reflexões. Você vai ver.

Trilhas do Parque

Cânion Fortaleza vale a pena

Primeiramente, a trilha do mirante leva ao ponto mais alto do cânion e oferece a vista panorâmica clássica. Bem assim, essa trilha conta com um percurso de 3,5 km (ida e volta), de modo que leva em torno de 40 minutos para percorrê-la. Vai valer a pena.

Em segundo lugar, a Trilha da Cachoeira do Rio Preto tem um percurso de 2 km de ida e volta em um trajeto predominantemente plano. É um trajeto muito tranquilo.

Nela você encontrará um vértice no qual inicia um braço do cânion Fortaleza, onde é possível enxergar também os grandiosos paredões do cânion. É aquela imagem que nos deixa atônitos.

Por fim, a trilha da Pedra do Segredo é uma sequência da trilha da Cachoeira do Tigre Preto: 500 metros a mais de caminhada e você visualizará a pedra de 30 toneladas suspensa em uma base de 50 centímetros. É inacreditável que esteja ali por tanto tempo.

TOUR CÂNION FORTALEZA

Cânion

Atualmente, há a disponibilidade de um Tour completamente exclusivo rumo ao Cânion Fortaleza, no qual a agência busca o visitante entre 7h30 e 8 horas da manhã em seu hotel ou pousada e, do mesmo modo, o traz de volta em torno das 18 horas.

Todavia, o meio de transporte depende do tamanho do grupo contratante. Ademais o motorista é também um guia especializado que orientará os viajantes durante a atração, se assim desejarem.

Seja com for, trata-se de uma boa alternativa para quem não é adepto de grandes comoções turísticas.

No entanto, se você ainda tem alguma dúvida sobre o Tour Cânion Fortaleza, chame a agência no Whatsapp:

Gostou da matéria? Visite nosso blog e descubra o que mais a região de Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC tem a lhe oferecer.

Pretende saber mais sobre Gramado e Canela? Também temos dicas voltadas a esse tipo de turismo, basta clicar aqui.

LEIA TAMBÉM:

Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para continuar acompanhando nosso trabalho.

Até a próxima.

Sem comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *