Três Melhores Trilhas em Praia Grande SC

Três Melhores Trilhas em Praia Grande SC

Certamente uma experiência que envolve ecoturismo em meio aos canyons do sul sempre é uma boa pedida! Dessa forma, conheça hoje as Três Melhores Trilhas em Praia Grande SC e organize sua viagem!

Antes e mais nada, Praia Grande é uma típica cidade de interior, porém com o bônus da vista dos Canyons que cercam a cidade. A base econômica do município é a agricultura. Dispõe também de uma considerável reserva florestal, com ricas flora e fauna, devido aos Parques Nacionais situados nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, fazem parte dos Parques conformações geológicas de grande beleza cênica e atrativos como os canyons.

Assim, dentro dos limites de Praia Grande/SC são encontrados 11 canyons, dentre eles os mais conhecidos são: Itaimbezinho, Malacara e Churriado. O interior do município é repleto de rios e cascatas de águas límpidas e cristalinas.

Agora, confira as Três Melhores Trilhas em Praia Grande SC e faça as malas!

Trilha do Rio do Boi

De antemão, a Trilha do rio do Boi, é uma das poucas trilhas abertas, oficialmente, no Parque Nacional Aparados da Serra, juntamente com trilha do Vértice e Cotovelo. Sobretudo o que mais atrai os visitantes é o fato de que a trilha é explorada pelas margens do rio até o coração dos paredões rochosos milenares.

Nesse sentido, a Trilha do Rio do Boi ostenta grandiosas cascatas e piscinas naturais escondidas entre os paredões do cânion. De fato, tomar banho em suas águas puríssimas é uma experiência que revigora o espírito.

Sem dúvidas, o passeio é maravilhoso e a paisagem é paradisíaca. No entanto, essa trilha de pedras irregulares não é para qualquer um. Então é preciso muita atenção a cada passo para não se machucar. Assim, a presença de um bom guia faz toda a diferença.

Dificuldade da Trilha


Em resumo, a trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Nesse sentido, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Além disso, há necessidade de atravessar o rio várias vezes e, em alguns pontos, a água chega a altura dos joelhos.

Em suma, as condições exigem certo preparo físico e capacidade de adaptação as prováveis dificuldades encontradas pelo caminho. Certamente é uma atração voltada para os amantes de aventura!

Assim sendo, a trilha possui cerca de 7 km de extensão, o que configura 14 km ida e volta de caminhada. Ademais, o tempo que se emprega no percurso varia de 5 horas a 8 horas. Nesse cálculo, inclui-se as paradas para banho, contemplação e descanso.

Ao passo que metade do percurso é em meio à mata e a outra metade pelo leito do Rio do Boi, será necessário realizar mais de 20 travessias durante o percurso.

Ademais, a trilha não vai até o final do cânion, e sim até o ponto onde se tem uma vista do cotovelo do Itaimbezinho – parte mais alta do cânion – chegando a mais de 700 metros de altura. A vista é surreal!

Trilha Morro dos Cabritos

Por sua vez a Serra do Faxinal e o Morro dos Cabritos também proporcionam belas paisagens e vistas incríveis da região. Aliás, a Serra do Faxinal se localiza entre os municípios de Praia Grande/SC e Cambará do Sul/RS e esconde belezas ainda pouco exploradas pelo turismo.

O trajeto de 40 km, entre as cidades, cruza o Parque Nacional de Aparados da Serra e se torna uma rota panorâmica com muitas paisagens rurais, bucólicas e tranquilas, entremeadas de montanhas verdes, mata nativa e riachos. Desse modo, na Serra do Faxinal está o Morro dos Cabritos, de vegetação rasteira, um dos pontos mais altos, com visual de 360°, considerado um mirante natural.

Além do mais, é uma ótima opção para fazer em família já que apresenta uma trilha leve a moderada de 1,5 km (ida e volta). Logo depois, ao chegar no topo se pode avistar todo o Vale de Araranguá, o Vale do Rio do Boi, o Vale da Pedra Branca, a cidade de Torres/RS e parte da planície litorânea do extremo sul de Santa Catarina.

Enfim, um visual fantástico da trilha que pode ser feita junto com a trilha do Canyon dos Índios Coroados pela proximidade dos locais. Ademais, o local é muito procurado por fotógrafos e amantes do nascer do sol no oceano Atlântico, que oferece um cenário majestoso!

Por fim, o acesso ao local é gratuito.

Trilha Piscinas do Malacara

Por último, essa é a trilha mais leve que segue por dentro dos cânions. Por esse motivo, ela se torna imperdível para públicos que não estão acostumados com longas caminhadas.

Praticamente intocada e com pouca infraestrutura, a entrada para o Cânion Malacara é rústica e a trilha é moldada pela natureza. Assim, para quem não tem um dia inteiro disponível e ainda assim quer entrar na fenda de um cânion, essa é a melhor opção de trilha.


Assim, a trilha começa a 6 km do centro de Praia Grande – SC, e o caminho segue um leito de rio extremamente pedregoso. Aliás, em algumas épocas – devido às chuvas – é necessário passar por dentro da água.

Assim, a trilha do Cânion Malacara passa pelo leito do rio Malacara e adentra a fenda dos paredões.

Dificuldade da Trilha

De antemão, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas ida e volta. Sendo assim, você leva cerca de 50 minutos para ir até o final da trilha e tem 50 minutos para ficar lá, curtir a paisagem dos paredões ou desfrutar um banho gelado no Poço do Malacara.

O que levar para a Trilha

  • documento de identidade;
  • tênis com meia;
  • trajes de banho (por baixo da roupa de caminhada);
  • bermuda ou calça de ginástica;
  • protetor solar;
  • chapéu ou boné;
  • repelente;
  • mochila pequena com duas alças:
  • capa de chuva;
  • lanche.

LEIA TAMBÉM:

Enfim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para seguir acompanhando nosso trabalho de divulgação da região dos Canyons!

Até a próxima.

Categories: