Praia Grande SC

Melhor época para visitar os Canyons de Praia Grande SC

Primeiramente, a cidade de Praia Grande SC, vem ganhando os corações dos amantes de aventuras e ecoturismo. Assim, a pequena cidade que fica na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, vem despertando a curiosidade dos turistas. Por esse motivo, hoje viemos falar um pouco sobre essa belíssima cidade! Então, faça as malas!

Praia Grande SC – A Capital dos Canyons

Antes e mais nada, estamos falando de uma típica cidade de interior, porém com o bônus da exuberância dos Canyons que cercam a cidade. A base econômica do município é a agricultura. Dispõe também de uma considerável reserva florestal, com ricas flora e fauna, devido aos Parques Nacionais situados nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, fazem parte dos Parques conformações geológicas de grande beleza cênica e atrativos como os canyons.

Assim, dentro dos limites de Praia Grande/SC são encontrados 11 canyons, dentre eles os mais conhecidos são: Itaimbezinho, Malacara e Churriado. O interior do município é repleto de rios e cascatas de águas límpidas e cristalinas.

Aliás, a exuberante beleza cênica pode ser apreciada ao se transitar pela estrada da Serra do Faxinal e arredores. Então, todo esse cenário confere indiscutível vocação ao turismo ecológico e de aventuras, além de integrar Praia Grande a um território, junto com outros 6 municípios, no ranking de forte candidato a Geoparque Caminhos dos Canyons do Sul pela rede mundial de Geoparques apoiado pela UNESCO.

O Que fazer em Praia Grande SC

Aos pés dos gigantescos Canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande oferece ângulos inéditos para quem busca desafios e lazer na natureza. Aliás, esse contexto faz com que o turismo no local se expanda cada vez mais. Afinal, não há como não se apaixonar pelas paisagens paradisíacas do município que fica na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Agora, conheça algumas opções de entretenimento e lazer na bela cidade de Praia Grande SC:

Trilhas

Cabe ressaltar que não faltarão oportunidades na Capital dos Canyons: tem o Itaimbézinho, Fortaleza, Malacara, Churriado e muito mais. Além disso, você tem a oportunidade de atravessar o interior dos cânions, pela beira dos rios que os cortam. É radical!

Trilha do Rio do Boi

Antes de tudo, essa trilha é considerada de alto grau de dificuldade. Afinal, a maior parte da caminhada é feita nas pedras das margens do rio. Há ainda necessidade de atravessar o rio várias vezes e em alguns pontos a água chega a altura dos joelhos. Então, esteja preparado!

Ademais, o tempo de caminhada varia de 5 horas a 8 horas. Neste tempo estão contadas as paradas para banho e observação e a caminhada de volta. Sem dúvida, as condições exigem certo preparo físico.

Trilha Piscinas do Malacara

Por outro lado, essa é a trilha mais leve entre todas as opções. Por esse motivo, ela se torna imperdível para públicos que não estão acostumados com longas caminhadas.

Logo, para quem não tem um dia inteiro disponível, essa é a melhor opção de trilha. Ademais, o nível de dificuldade desta caminhada é médio. Por fim, a trilha dura de 2,5 horas a 3 horas (ida e volta).

Passeio de Quadriciclo

Agora, vamos falar de uma atração imperdível para quem visita Praia Grande SC: O Passeio de Quadriciclo.

Atualmente é possível viver experiências de ecoturismo dentro de um dos cânions da região: o famoso Cânion Churriado.

Dessa forma, a proposta desse passeio é que o visitante possa guiar um 4×4 em ambiente off-road, ou seja, fora de estradas convencionais em um ambiente nativo quase intocado pelo ser humano.

Voo de Balão em Praia Grande SC

Durante essa experiência fantástica, você avistará – do melhor ângulo possível – os cânions que formam o Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral.

Os voos ocorrem pela manhã cedinho, com o intuito de que os tripulantes possam assistir o sol nascer. É lindo!

Em resumo, o passeio ocorre na Estrada Vila Rosa – Vila Rosa, em Praia Grande-SC entre 5h30 e 6h30 da manhã. Além disso, essa atração inclui café da manhã, brinde com espumantes, fotos e vídeos digitais.


Sem dúvida vale a pena visitar a cidade de Praia Grande SC, o local tem muito a oferecer! As paisagens são impressionantes e o contato com a natureza traz uma experiência única!

Até a próxima!

LEIA TAMBÉM

Categories: