Cânion Itaimbézinho vale a pena? Sem dúvidas. Se você está de passagem por Gramado ou Canela, aproveite a oportunidade para fazer o Tour Cânion Itaimbézinho. Em suma, trata-se de um dos maiores Cânions da América Latina pertinho de você, entre Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC.
Acima de tudo, mais do que grande, é um lugar grandioso. Assim, vamos tentar transmitir ao menos um pouco a noção sobre quão bela, inspiradora e inesquecível é essa obra-prima da natureza.
Cânion Itaimbézinho vale a pena?
De antemão, os Aparados da Serra são as encostas verticais da Serra Geral, na parte Sul do Brasil. Em síntese, o nome advém dos antigos tropeiros desbravadores da região, que perceberam o fato de que as encostas parecem ter sido aparadas à faca.
De acordo com os cientistas, a formação dessa região é resultado de processos tectônicos e erosivos de mais de 120 milhões de anos.
Além disso, estudiosos afirmam que à época da Revolução Farroupilha, a região serviu de caminho para Bento Gonçalves e Anita Garibaldi quando tropeavam rumo ao litoral catarinense em Laguna.
Jornada Ambiental no Canyon
Sobretudo você perceberá que as paredes rochosas do Cânion revestem-se de um verde exuberante da Mata Atlântica, na parte mais baixa do cânion.
A vegetação deslumbrante é produto da alta umidade, acidez favorável do solo e a elevada quantidade de matéria orgânica.
Além de Mata Atlântica, os Aparados da Serra são formados por Floresta de Araucária, campos e penhascos. Bem assim, você vai concordar que quando o sol bate nas copas, não há visão mais enternecedora.
A araucária é um ícone da região, e pode ser vista na parte alta do cânion, onde há as trilhas mais populares. Por outro lado, nas bordas do planalto, uma suave mata nebular recebe o adorno da formação de nevoeiros.
Sob o mesmo ponto de vista, na foto abaixo você pode ver as cactáceas, espécies raríssimas e, infelizmente, ameaçadas de extinção:
Fauna Local Deslumbrante
Juntamente com todo esse complexo natural, existe o habitat de diversas espécies nativas preciosas. Só para ilustrar, marcam presença os papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim, puma, lobo guará, veado-campeiro e leão-baio.
Ainda mais, nessa época do ano – primavera e verão – as Andorinhas e Andorinhões, que são aves migratórias, vêm aos Aparados da Serra para fugir do inverno no Hemisfério Norte. Você vai ver o espetáculo que seus voos formam junto às Cascatas do Cânion Itaimbézinho.
Logo, na imagem à direita você pode ver o Sanhaço-frade – ou Fradinho -pastando no gramado em frente à sede dos Parques Nacionais. Da mesma forma, na imagem à esquerda, pode ver um Canarinho amarelo-esverdeado.
Mais ainda, veja essa Gralha-azul flagrada com um pinhão na boca na área de piquenique:
De fato, a fauna local é realmente muito rica. O melhor do passeio, é que o Parque Nacional dos Aparados da Serra oferece uma interação ambiental desprovida de sentido comercial. Desse modo, sente-se despertar um sentimento de integração com a terra e o que dela provém de uma forma muito genuína. É como chegar em casa.
Vistas Inusitadas
A perfeição da paisagem em isolamento geográfico evoca uma vertigem boa em quem a presencia. As nuvens pairam tranquilamente abaixo dos olhos do viajante. E todo o resto do mundo, ao redor, infinitesimal, parece um rabisco.
É o tipo de cenário que nos leva a enfrentar os questionamentos mais profundos da existência. Silenciosamente. Sim, porque ninguém tem coragem de falar diante de tal imensidão. Ali, a natureza faz um monólogo, ouça com atenção.
A partir da imagem acima você pode ver a Cachoeira Véu da Noiva à esquerda e, bem assim, à direita, você pode ver a Cachoeira das Andorinhas. Essa é a vista que você obtém ao percorrer a Trilha do Vértice.
No Parque Nacional Aparados da Serra você poderá escolher dentre três trilhas – sobre as quais falaremos em outro post. As três trilhas são de fato belíssimas, a saber: Trilha do Rio do Boi, Trilha Vértice e Trilha Cotovelo.
Desse modo, considerando a singularidade de cada caminho disponível para diferentes vistas no Parque, cabe a você, de acordo com o seu gosto, condicionamento físico e disponibilidade de tempo, escolher aquela que mais agrada.
Sobre o Tour Cânion Itaimbézinho Coletivo saindo de Gramado
Primeiramente, a agência busca os visitantes em suas pousadas ou hotéis em Gramado ou Canela.
Ao passo que os visitantes sairão entre 7h e 8h da manhã, retornarão em torno das 17 horas da tarde. Ademais, a agência deixa os visitantes em suas pousadas ou hotéis.
Nesse meio tempo, haverá uma parada para os visitantes comprarem uma refeição ou lanche (as bebidas e refeições não estão inclusas). Aliás, se chover, fique tranquilo, a agência oferece capas de proteção.
Atualmente não há cobrança de ingressos para entrada no Parque.
Todavia, se você ainda tem dúvidas sobre a logística do Tour Cânion Itaimbézinho saindo de Gramado, não vá se confundir com tanto material na internet, converse com a agência por Whatsapp:
Gostou da matéria? Visite nosso blog e descubra o que mais a Serra Gaúcha tem a lhe oferecer em termos de ecoturismo e tours pelos cânions.
Leia Também:
- O QUE FAZER EM GRAMADO NA PANDEMIA
- As 3 Trilhas do Cânion Itaimbézinho
- Rota do Vinho em Gramado
- Ingressos para Maria Fumaça em Gramado
- O que está aberto em Gramado hoje
- O que levar na mala para Gramado
- Voe de Balão na Capadocia de Santa Catarina
- Onde andar de balão em Santa Catarina
- Como chegar em Praia Grande SC
- Hospedagem nos Canyons de Praia Grande SC
Por fim, agradecemos à sua atenção e o convidamos para acompanhar nosso trabalho de promoção e perpetuação das maravilhas dos cânions do Sul.
Até a próxima.
2 comentários
No último finde, eu e amigos ” tentamos avistar os cânions”! São Pedro não deu chance. Pagamos hotel, comemos além da conta e o tempo não colaborou. É uma roleta russa. Nunca se sabe o q vai acontecer;
Vale muito a pena..muito lindo..uma conexão com a natuteza!!